Hoje o Venum Blog conta a história de um boxeador que viveu seus dias de glória, mas acabou sua vida de forma trágica antes de completar 25 anos.

Stanley nasceu em 1886, em Grand Rapids, no Michigan. O pequeno Stanisław Kiecal, seu nome de batismo, era filho de imigrantes. Seus pais vieram da Gubernia, uma divisão administrativa do Império Russo que hoje em dia é a Polônia central.

Stanley fugiu da escola, e ainda novo, se juntou à uma gangue de meninos de rua, frequentemente se envolvendo em brigas e pequenos crimes.

 Com apenas 12 anos, o jovem atleta fugiu de casa e foi morar na rua. Andando de cidade em cidade, Stanley acabou indo morar na adolescência no estado de Montana, aonde conseguiu seu primeiro emprego como carregador de mala em um hotel.

Logo após descobrirem que ele era durão, os donos do estabelecimento o promoveram à segurança.

No novo trabalho, Stanley logo teve que mostrar suas habilidades com os punhos para acabar com badernas em toda cidade.

Começo no Boxe

Em pouco tempo, ele já tinha uma reputação como o melhor lutador da cidade. Aos 16 anos lutava com homens mais velhos da cidade por apenas 20 dólares, o que era um bom dinheiro na época.

Depois o atleta começou a viajar para outras cidades do estado, enfrentando qualquer um que tivesse coragem de subir no ringue com ele, nesta época, em 39 lutas, ele perdeu apenas duas vezes.

Stanley sabia que não teria futuro no esporte morando no meio dos Estados Unidos, foi aí que ele se mudou para a Califórnia, aonde moravam os melhores atletas do país.

Carreira Profissional

Stanley teve uma carreira inusitada e brilhantes. O atleta lutava entre os pesos médios, mas não era anormal enfrentar atletas bem maiores, inclusive das categorias dos pesados.

Sua motivação para uma luta era imaginar que seu adversário tinha insultado sua mãe, esta fúria era o combustível perfeito para suas vitórias.

Stanley fez suas primeiras 41 lutas em Montana, vencendo 36 delas e perdendo apenas duas, com dois empates.

Califórnia

Ao chegar na Califórnia, Stanley venceu três lutas naquele ano e empatou um combate conta Joe Thomas, o homem considerado o campeão mundial dos médios.

Stanley conseguiu uma revanche imediata, e venceu Thoas por nocaute em 32 rounds.

A vitória fez de Ketchel ser reconhecido por muitos como o campeão mundial dos médios. Ele ainda derrotou Thomas mais uma vez no mesmo ano, desta vez por decisão.

Campeonato Mundial

Em 8 de fevereiro de 1908, Ketchel nocauteou no primeiro round Mike “Twin” Sullivan. O homem que era geralmente reconhecido como o campeão mundial dos meio-médios e um dos principais pesos-médios da época.

 Se Ketchel se tornou campeão mundial ou não quando derrotou Thomas ou Mike Sullivan, sempre foi uma polêmica no esporte. Os registros da época são confusos e várias lutas não eram oficializadas.

Stanley Ketchel enfrentou grande nomes em sua carreira: Kelly, Billy Papke, Jack O’Brien e até Sam Langford.

Uma das batalhas mais épicas de sua carreira foi contra a lenda Jack Johnson, o combate ficou conhecido como a batalha entre David e Golias.

Morte Trágica

Stanley Ketchel resolveu se mudar para um rancho de um amigo para poder se preparar para sua revanche contra Jack Johnson. Lá, depois de advertir um funcionário após vê-lo espancar um cavalo, acabou sendo assassinado covardemente com um tiro pelas costas com apenas 24 anos de idade.

O caseiro e sua esposa efetuaram ainda um roubo na propriedade, mas acabaram presos por mais de duas décadas, condenados por latrocínio.

Stanley Ketchel é considerado até hoje um dos melhores pesos médios de todos os tempos, mesmo com sua carreira interrompida precocemente.