Jack Johnson revolucionou o esporte no começo do século 20

Johnson foi um atleta de grande importância dentro e fora do ringue na história da nobre arte. O atleta foi o primeiro afro-americano a ganhar o título dos pesados, categoria que revelou a maioria das lendas do esporte.

jack-johnson-gloves

Jack era o terceiro de nove filhos, seus pais eram ex escravos que trabalhavam com faxina e lavagem de louça no Texas.

Segundo o lutador, ele não percebeu a segregação quando novo, pois na sua região todas as raças eram extremamente pobres. Ele passou por diversos empregos até se afirmar como cuidador de cavalos. Em um dos trabalho com os animais acabou conhecendo o boxe com seu patrão.

Mas Johnson só treinou sério quando começou a trabalhar de faxineiro em uma academia do alemão Herman Berneau. O atleta acabou sendo acusado de um crime racial, que era atravessar a fronteira de um estado com uma mulher branca. Chegou a ficar foragido, mas acabou preso e passando um ano na cadeia. O atual presidente dos Estados Unidos está estudando conceder a Jack um perdão póstumo, seria o terceiro aplicado na história do país.

Jack Johnson tinha um estilo próprio de lutar

jack-johnson-lendas-do-boxe

Jack Johnson tinha um estilo único de lutar na época. Usava a tática de cansar seus oponentes no começo da luta, para depois brincar com os mesmos nos rounds finais. Sempre queria dar a a impressão que sobrava na luta.

Os maiores adversário do atletas estavam fora do ringue. mesmo sendo considerado o melhor peso pesado por quase 6 anos, ele ainda não podia lutar pelo título pela cor de sua pele. As lutas inter raciais eram permitidas, mas o cinturão era proibido para atletas afro-americanos.

jack-johnson-boxer

Mas isto acabou mudando em 1908, quando Jack derrotou o canadense Tommy Burns na Austrália. A comunidade do boxe na época ainda queria provar a supremacia branca no esporte, e escalou diversos feras para bater Jack.

Todas as tentativas foram em vão. Nesta jornada ele derrotou nomes importantes do boxe como Stanley Ketchel e Jeffries.

O atleta se aposentou com 73 vitórias e apenas 13 derrotas. Ele entrou no Hall da Fama do esporte em 1954.

*Você pode conhecer mais sobre o lutador no documentário “Unforgivable Blackness: The Rise and Fall of Jack Johnson”.