O canadense San Langford é conhecido por ser o melhor lutador de boxe a nunca ganhar um campeonato mundial. O Terror de Boston foi o lutador mais evitado em toda a história do esporte.

Sam Langford começou como faxineiro da academia

O jovem Sam ficou órfão de sua mãe com apenas 12 anos no Canadá, e seu pai abusivo acabou mandando ele embora de casa.

Langford pretendia migrara para o centro dos Estados Unidos trabalhar nas colheitas, sonho de diversos jovens de sua comunidade. Mas seguindo alguns companheiros de trabalho, ele acabou em Boston.

sam-langford-canada

Esta jornada internacional foi feita a pé, conseguindo bicos no caminho para pode se manter. Chegando em Boston, executou diversos trabalhos, até conseguir uma vaga como faxineiro da academia. Lá, seu talento foi reconhecido, e com poucos meses de treino, o jovem já era o melhor lutador do local.

Sam Langford lutou em todas categorias da época

Mesmo lutando com adversário até 15 quilos mais pesados, ele tem mais nocautes que George Foreman e Mike Tyson juntos. Começando pelos pesos leves, até os pesados, Sam enfrentou os melhores boxeadores nas duas primeiras décadas do século XX.

sam-langford-bio

Seu talento durou até o fim da vida, mesmo praticamente cego por uma lesão no ringue, ele ainda ganhou algumas lutas por nocaute.

Seu cartel final foi de 214 vitórias 46 empates e apenas 44 derrotas, sendo a maioria no final de sua carreira. Sem números oficiais, a fonte é o historiador especialista em boxe Tim Leone.

Sam Langford tinha o corpo perfeito para o boxe, músculos definidos e membros alongados, garantindo uma excelente envergadura para seu tamanho. Mesmo tendo competindo em diversas categorias de peso diferentes, seu auge foi quando lutava como peso médio.

sam-langford-boxer

Além de preciso nos golpes, Sam era um dos melhores esquivadores e lutadores defensivos da época. Na época de ouro, sua técnica era considerada anos luz a frente de seus oponentes.

Sam Langford e o racismo

Sam Langford nunca conseguiu alcançar o sonho de ser campeão por ser negro. Ele foi campeão em países como Austrália, Canada e México. Mas nunca conseguiu unificar estes títulos no país que vivia e treinara a vida toda.

Muitos destes cinturões não podiam por lei ser disputados por negros. Também era comum lutadores brancos não aceitarem lutar com negros porque uma derrota ia manchar sua honra.

sam-langford-lendas-do-boxe

Inclusive na primeira luta inter-racial transmitida pela tv americana, o sinal foi cortado após o lutador branco sofrer um nocaute devastador da lenda Jack Jackson.