A História do Boxe nas Olimpíadas modernas começou em 1904

As Olimpíadas de Tóquio foram adiadas pela pandemia que atinge o mundo. Mas os jogos estão confirmados na mesma localização em 2021! Um dos esportes mais esperados dos jogos para quem gosta de luta é o Boxe. A modalidade revelou diversos atletas que ficaram milionários e orgulharam seu país mundo a fora.

Que tal aprender um pouco sobre a história do boxe nos Jogos Olímpicos?

A nobre arte entrou oficialmente nos jogos modernos em 1902. Mas já era esporte nos jogos antigos, que datam de sete séculos antes de cristo. Na época não se usava luvas nem bandagens.

Os jogos de St Louis, nos Estados Unidos, foram a estréia oficial da arte marcial nas olimpíadas. Neste anos, apenas o país anfitrião enviou atletas, ganhando assim todas as medalhas.

combos-venum-brasil

Os EUA continuaram seu domínio na nobre arte nos jogos olímpicos por alguns anos, mais tarde foram equiparados com os cubanos e russos.

historia-do-boxe-nas-olimpiadas-feminino

Desde 1902, o boxe esteve presente em todos os jogos, menos na Suécia em 1912, o esporte era proibido no país naquela época. As mulheres só puderam competir na última edição, 2012 em Londres.

Este ano o uso do capacete para os homens foi retirado, o equipamento de proteção continua obrigatório para as mulheres.

Melhores atletas da História do Boxe nas Olimpíadas

historia-do-boxe-nas-olimpiadas-teofilo

Diversas estrelas do Boxe profissional lutaram nas olimpíadas quando amadores. Outros, como o cubano e maior medalhista do esporte Teófilo Stevenson, nunca se profissionalizaram.

A História do Boxe nas Olimpíadas tem grandes lendas do esporte. Veja uma lista com os nomes de atletas que brilharam nos maior evento esportivo do planeta: Muhammad Ali, Joe Frazier, Floyd Patterson, George Foreman, Sugar Ray Leonard, Evander Holyfield, Floyd Mayweather e Teófilo Stevenson.