Conheça a saga da nobre arte

A história do boxe não tem um começo específico.Os primeiros registros da nobre arte datam de três milênios antes de cristo, na Suméria, atual sul do Iraque e Kwait. Os relatos, em forma de arte, mostravam os lutadores em qualquer proteção nas mão.

combos-venum-brasil

Os primeiros tipos de luvas foram encontrados na Civilização Minoica, na ilha de Creta, entre 1650–1400 antes de Cristo.

historia-do-boxe-antigo

A história do boxe tem relatos mais detalhados na Roma Antiga, aonde a arte marcial ganhava popularidade. Ainda não existiam luvas, os lutadores enfaixavam suas mãos com couros de animais. Estas faixas ganharam couro mais duro, e até pedaços de metal, as transformando em perigosas armas chamadas Myrmex.

As lutas na antiga Roma aconteciam em anfiteatros, e acabavam somente com a morte de um dos lutadores. Muitos escravos eram treinandos para este tipo de competição. Na época dos Gladiadores que surgiu o nome Ringue, nomenclatura que se mantêm no Boxe atual.

O esporte foi desaparecendo aos poucos devido a brutalidade e violência. A história do Boxe dá um pulo até Londres, aonde o esporte ressurgiu no século XVII.

James Figg foi o primeiro campeão na História do Boxe

historia-do-boxe-james-figg

Mesmo com os relatos de boxe terem sumidos na Roma Antiga, algumas outras localidades da Itália mantiveram lutas com punhos, mas o boxe ressurgi mesmo em Londres século XVII;

Não podemos falar da História do Boxe sem mencionar James Figg. Nascido em Londres, ele reinou como campeão de 1719 até 1730. O britânico foi considerado o pai do Boxe atual, sendo que as lutas anteriores envolviam algum tipo de arma.

As lutas em Londres não eram como as de hoje em dia, regras de segurança eram inexistentes.Para melhorar o esporte surgiram as regras do marques de Queensberry.

historia-do-boxe-venumEram doze as novas geras para realização de um evento de boxe. As mesmas são ase da regulamentação usada hoje em dia. A outra grande mudança na história do Boxe foi no Ali Act, quando os lutadores foram tratados de forma mais justa.

No periodo entre as lutas de Londres e o boxe moderno, o esporte perdeu credibilidade mais uma vez por resultados arranjados e ligações com a Máfia.

Conheça algumas estrelas da história do Boxe!

Jack Dempsey – História do Boxe

historia-do-boxe-jack-dempsey

Jack foi o campeão entre os pesos pesados de 1919 até 1926. O americano ficou conhecido pela agressividade e resistência. Ele foi um dos primeiros atletas que mesmo destro, conseguiam jogar em ambas as bases.

Joe Louis – História do Boxe

historia-do-boxe-joe-louis

Joe Louis é umas das maiores figuras do Boxe de todos os tempos. O americano foi uma das primeiras estrelas de esportes afro americanos. Joe manteve seu título dos pesados por 12 anos, se aposentou ainda trabalhando no Boxe. Louis teve problemas com drogas e acabou falecendo em 1981.

Sugar Ray Leonard – História do Boxe

historia-do-boxe-sugar-ray

Sugar Ray também figura como um dos maiores na história do Boxe! O americano foi campeão Olímpico e várias vezes profissional. Mesmo depois de uma séria lesão na retina, Sugar Ray ainda conquistou novos cinturões no esporte.

Rocky Marciano – História do Boxe

historia-do-boxe-rocky-marciano

Rocky Marcio foi o lutador que ficou conhecido por ter se aposentado invicto. O americano foi o último campeão branco por um longo tempo, ele fazia parte de uma leva de lutadores de origem italiana. Em suas 49 vitórias em 49 lutas, ele foi para a decisão dos juízes por apenas seis vezes, nocauteando os outros 43 adversários.

Mike Tyson – História do Boxe

historia-do-boxe-mike-tysonTyson é a última grande estrela do Boxe mundial. Conhecido por sua agressividade dentro e fora do ringue, ele quebrou quase todos os recordes do esporte. A primeira decisão para os juízes veio depois de 22 lutas, todas as outras foram vitórias por nocaute. E ele só veio a conhecer a derrota depois de 33 combates. Tyson está entre os mais poderosos atletas da história do Boxe.

Muhammad Ali – História do Boxe

historia-do-boxe-ali

Muhammad Ali é considerado por muitos o maior lutador da história do Boxe. Suas esquivas fenomenias e mãos rápidas o fizeram famoso no mundo todo.  Nascido Cassius Clay, ele se converteu ao islamismo ao longo de sua carreira. Ali também era muito politizado, e lutava pela causa dos afro americanos no país. Ele foi eleito atleta do seculo pela revista Time Magazine.

Fotos: espn, usa today, SI, boxing.com