Orientações para quem está voltando de lesão

Lesões são comuns para todos tipos de atletas que treinam com intensidade. Voltar de uma contusão pode ser um processo longo e dolorido, mas com paciência e algumas dicas este processo pode ficar mais fácil.

combosdavenum

A maioria das lesões podem ser evitadas nos esportes de combate. Equipamentos de proteção, aquecimento, alongamento e fortalecimento dos músculos são ferramentas necessárias para ficar longe do departamento médico.

Confira algumas dicas pra você que está voltando de uma contusão!

5 dicas para quem está voltando de lesão

voltando-de-lesao-fisioterapia

  • Fique calmo – Esta dica que é preciosa em todas artes marciais, serve também na hora da recuperação. Mantenha calma e lembre-se de atletas de ponta que voltaram de contusões gravíssimas em alto nível!
  • Escolha os parceiros certos – Comece devagar, nada de ir com tudo logo após a liberação do médico. Conheça seu corpo, assim como os parceiros que você vai treinar. Nada de rolar com os mais brutos, nem com quem você tem uma competição acirrada no tatame. Faça apenas posições nas primeiras aulas para sentir sua condição físcia.
  • Cuide do seu peso – Você não deve chutar o balde enquanto estiver lesionado. Caso esteja com muitos quilos a mais, sua recuperação será um tanto lenta.

voltando-de-lesao-joelho

  • Siga a risca a fisioterapia – A fisioterapia pode ser um tanto chata quando se está voltando de lesão. Siga a risca as instruções dos médicos e fisioterapeutas. Aqueles movimentos, que muitas vezes parecem inofensivos, serão sua passagem para uma recuperação mais rápida e segura.

lesao

  • Não volte antes da hora – Seu médico sabe mais que você. Mesmo que esteja se sentindo forte não volte para o tatame antes que suas lesões estejam 100% curadas.