Dicas para evitar calos na musculação

Quando você começa a levantar peso vai perceber algumas mudanças no seu corpo. Além do aumento nos músculos e no metabolismo, sua mão pode sofrer com calos e outras lesões na pele. Os calos são a resposta da sua pele para fortalecer este tecido junto com os músculos.

evitar-calos-na-musculação-como

Mas estas lesões também podem trazer malefícios. Por mais que pareçam troféus de quem treina forte, os calos podem te deixar fora da academia e atrapalhar seu estilo e movimentação.

Por mais que as luvas pareçam a resposta certa, muitos atletas preferem não usá-las. As razões são diversas: atrapalhar na execução da técnica, perder força no movimento e até não desenvolver sua pegada corretamente. Mas ela é uma ferramenta quando as coisas não vão bem, só não faça deste equipamento um vício.

Veja algumas dicas para você conviver com os calos sem prejudicar sua saúde.

Dicas para evitar calos na musculação

evitar-calos-na-musculação-luva

  • Uma boa substituição para a luva é o Giz. Você também pode usar  cal ou magnésio. Vai melhorar sua pegada sem atrapalhar a execução da técnica correta.
  • Nunca puxe, estique ou fure os calos. Isto vai mandar uma mensagem para seu corpo o fazê-los cada vez mais forte, Resista a tentação, e os deixe curar sozinho. Nas pior das hipóteses eles podem até sangrar deixando você fora da rotina de treinos.
  • Uma dica para tratá-los e deixar sua mão de molho por 20 minutos em água morna. Você pode adicionar Sal de Epsom para melhores resultados.
  • Depois de macio, você pode tirar a pele morta com uma Pedra-pomes.

evitar-calos-na-musculação-dicas

  • Manter suas mãos hidratas entre os treinos vai ajudar na cura dos calos existentes e fortalecer sua pele para que novos não surjam facilmente.
  • Caso sua mão esteja muito lesionada, peça para seu professor mudar algumas pegadas. por mais que você perca um pouco do exercício, não vai precisar parar de treinar.
  • Outra solução e usar fita para cobrir as partes mais lesionadas, assim como fazem os atletas de Judo e Jiu Jitsu.