Hoje em dia você pode encontrar todos os tipos de vitaminas em farmácias e lojas de suplementos. Mas ainda restam muitas dúvidas na cabeça dos consumidores se elas funcionam e qual o real benefício para nossa saúde.

combo-jiu-jitsu

O Venum Blog fez uma pesquisa para ver o que a comunidade cientificais diz sobre o uso diário de multivitamínicos.

Médicos ainda debatem os benefícios

As vitaminas foram pesquisadas cientificamente pela primeira vez há mais de um século. Na época, as mesmas pareciam uma solução eficaz para diversas deficiências nutricionais que atingiam a humanidade.

multivitaminicos-beneficios

O mundo sofria com doenças como o escorbuto, o raquitismo e outras enfermidades decorrentes da falta de vitaminas no organismo (nesses casos, as vitaminas C e D, respectivamente); que com as vitaminas; podiam ser prevenidas mais facilmente.

Este benefício para pessoas enfermas e deficientes de vitaminas acabou gerando um conceito de que o uso diário de multivitamínico poderia ocupar as lacunas nutricionais e fornecer benefícios adicionais à saúde. Desde prevenção de doenças cardíacas até câncer.

Mas segundo os especialistas, com melhorias na dieta moderna, as pesquisas recentes não confirmam a necessidade de um multivitamínico.

Pesquisa não consegue identificar benefício claro de multivitamínicos

multivitaminicos-veganos

O uso de multivitamínicos tem sido pesquisado com meticulosidade nos últimos anos. Os resultados são mistos, mas uma série de pesquisas, incluindo uma revisão de um estudo da Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos, não encontrou nenhum benefício claro em tomar vitaminas para todas as causas de mortalidade, doenças cardiovasculares, saúde cognitiva ou câncer.

Fontes naturais de vitaminas

A edição do Dietary Guidelines for Americans é muito direta quando fala que necessidades nutricionais devem ser respondidas na maioria dos casos com alimentos saudáveis.

Ingerir constantemente comidas integrais saudáveis, como vegetais, frutas, grãos inteiros, nozes e peixes, pode fornecer todos os nutrientes que nosso corpo precisa. Além dos nutrientes e vitaminas, os alimentos naturais contem fibras e outros elementos que ajudam na hora da absorção pelo organismo.

Multivitamínicos podem fazer mal?

Na maioria dos casos eles não fazem mal à sua saúde, apenas ao seu bolso, pois sai mais barato consumir estas vitaminas in natura.

Mas, cuidado com os exageros e as mega doses. Especialmente se você consome vitaminas solúveis em gordura, como A, K e E, que acabam não sendo eliminadas na urina.

multivitaminicos-fazem-bem

Estas podem prejudicar sua saúde, portanto, evite as mesmas, a não ser que seu médico as aprove.

Pessoas que podem se beneficiar de multivitamínicos

Agora vamos falar um pouco das pessoas que podem e devem se beneficiar do uso de multivitamínicos.

Mulheres em idade fértil: (mesmo aquelas que não planejam engravidar) podem tomar 400 microgramas de ácido fólico por dia, esta prática vai ajudar a prevenir defeitos do tubo neural, que se desenvolvem no estágio inicial da gravidez.

Mulheres na pós-menopausa: podem tomar um suplemento de cálcio para proteger seus ossos.

Vegetarianos, veganos e pessoas em dieta especial: estas pessoas podem se beneficiar com o uso de um multivitamínico para suprir nutrientes necessários presentes em alimentos e origem animal.

Pessoas que passam muito tempo em ambientes fechados podem ter deficiência de vitamina D, e uma suplementação pode ajudar. Mas antes de começar, sempre consulte seu médico.

Dieta balanceada

A conclusão dos cientistas é que as pessoas que comem uma dieta balanceada, provavelmente não vão precisar de um multivitamínico.

Nunca comece uma suplementação sem consultar um especialista, principalmente se você fizer uso de algum medicamento ou tiver algum problema de saúde.

multivitaminicos-fazem-mal

O consumo excessivo de algumas vitaminas pode não interagir bem com seus medicamentos e até piorar sua condição. Ninguém melhor do que seu médico para discutir sua situação específica com você.

Bons Treinos

Fonte:  Keck Medicine of USC, Hopkins Medicine, Science Alert.