O K-1 Kickboxing é um evento Japonês que revelou grandes nomes na luta em pé

O japonês Kazuyoshi Ishii foi um dos primeiros visionários no Japão em promover lutas entre diferentes artes marciais. Ishii teve uma longa caminhada até criar o primeiro evento do K-1, muitas vezes indo contra mestres das artes marciais tradicionais.

k-1-kickboxing-ishii

Antes de tudo, o mestre criou campeonatos japoneses entres diversos estilos de carate, depois fez um desafio Carate vs Kung Fu. O primeiro K-1 só veio a acontecer dia de 30 de abril de 1993, em Tóquio no Japão. Os dez mil espectadores presenciaram história com a luta entre as lendas Ernesto Hoost e Peter Aerts.

As regras do K-1 Kickboxing diferem da federação internacionais do esporte em alguns pontos; o principal deles é que são permitidas as joelhadas no evento japonês. No mesmo ano foi realizada a segunda edição do evento, que acabou se chamando K-2. O nome K-1 se manteve posteriormente. K significa “Karate” “Kung fu” e “Kickboxing”.

K-1 Kickboxing teve sua época de ouro entre 1994 e 1999

Os anos 90 foram de glória para o K-1.Foi a época em que o evento tinha seu maior número de estrelas. Veja esta lista de feras da trocação!

k-1-kickboxing-ernesto

Peter Aerts, Branko Cikatic, Changpuek Kiatsongrit,  Ernesto Hoost, Masaaki Satake, Andy Hug, Stan Longinidis,  Mike Bernardo, Musashi, Mirko Cro Cop, Jerome Le Banner,  Xhavit Bajram, Sam Greco,  Ray Sefo, Matt Skelton, Rick Roufus, Lloyd van Dams, Francisco Filho, e Stefan Leko.

Nesta época que surgiram os Gps. Aonde atletas muitas vezes tinham que lutar diversas vezes na noite, e ganhar torneios para disputar o cinturão.

k-1-kickboxing-semmy

Um dos maiores recordistas do evento foi o gigante  Semmy Schilt, o único atletas a vencer o GP dos pesados por três vezes seguidas. Ele conseguiu vencer mais de 43 lutas na carreira com seus 2.12m de altura.

Peter Arts foi outro grande nome do evento.  O atleta competiu no evento entre 1990 e 2017, colecionando uma série de títulos.

Atletas do K-1 Kickboxing que migraram para o MMA

Vários atletas que lutaram no K-1 acabaram migrando para o MMA. Um deles é o número um na fila pelo cinturão Alistair Overeem, o holandês foi campeão do K-1 Kickboxing em 2010.

k-1-kickboxing-hunt

Outro fera do MMA que fez bonito no K-1 foi Mark Hunt. O Neo Zelandês foi o primeiro não europeu a ganhar um Gp. Ele também é considerado uma das maiores zebras na história do evento.

O japonês Kazuyoshi Ishii foi um dos percursores de lutas de Carate com contato, estas vieram a originar o K-1 no futuro. iSHII