Pancrácio, a arte marcial grega, foi o primeiro esporte de combate a unir técnicas de wrestling e boxe.

pancracio-arte

A maior ambição de qualquer esporte no mundo é estar nas Olimpíadas. O MMA também sonha com uma vaga no maior evento esportivo do planeta. As barreiras que hoje parecem ser difíceis de ultrapassar como o preconceito e a falta de uma federação unificada no mundo, outrora não foram obstáculos para o Pancrácio.

Em 648 a.c, na Grécia, o primeiro esporte a unir técnicas de chão e luta em pé estreava nos Jogos Olímpicos. O Pancrácio é uma arte marcial que une golpes de boxe, chutes, finalizações e quedas de wrestling. No começo haviam poucas regras, restringindo apenas golpes na vista e mordidas. A exemplo do MMA atual, a luta terminava com nocaute ou submissão do adversário. A mitologia grega atribui a invenção do Pancrácio a dois deuses: Hércules e Teseu. Registros artísticos exibem Teseu finalizando o Minotauro, -o monstro e não a lenda brasileira. Hércules na sua missão de completar os doze trabalhos, se deparou com o Leão de Neméia e deu fim à besta com uma guilhotina. Essa imagem foi retratada durante séculos até nos dias de hoje por artistas como Francisco de Zubarán e Jm Félix.

pancracio-grecia

 O Pancrácio

O Pancrácio ia além de um esporte, era parte do treinamento militar grego. Alexandre o Grande, usava campeões de Pancrácio em sua guarda pessoal e era grande incentivador do esporte

Lendas do Pancrácio figuram na historia da Grécia. Um lutador chamado Arrhichion alcançou a glória máxima, uma medalha de ouro, sem vida. Ao quebrar o tornozelo do oponente, estando preso a um enforcamento, ele foi considerado campeão. O juiz ao levantar a mão do vencedor percebeu que já estava sem vida em consequência do mata leão. As mortes eram comuns e não existia divisão de peso, os lutadores eram agrupados em três classes de faixa etária similar.

pancracio-estatua

Em 1896, no renascimento dos Jogos Olímpicos, o Pancrácio ficou de fora da lista dos esportes originais que seriam reinstaurados. Pierre de Cobertain, fundador dos jogos modernos deixou bem claro na ata das regras: aceitamos tudo, menos o Pancrácio. Preconceito ou não, o MMA é mais seguro e vendável que o Pancrácio. A inclusão de luvas, regras de segurança e divisão dos atletas por peso quebrou parte do preconceito contra o esporte. Em épocas que o COI (COMITE OLÍMPICO INTERNACIONAL) discute seriamente retirar o wrestling das Olimpíadas, ainda, a falta de uma federação única internacional é a principal barreira para os lutadores de MMA brigarem pela maior glória de um atleta, a medalha de ouro.

Fontes: International of pankration ,The USA federation of pankration , Pankration: The Traditional Greek Combat Sport & Modern Martial Art: Arvanitis, Jim 2003.