O final de semana foi triste para as artes marciais brasileiras, que perderam um dos seus maiores mestres e mais queridos veteranos. O Mestre Roberto Leitão faleceu na manhã do dia 28 por complicações da Covid-19 depois de ficar internado desde outubro em um hospital carioca.

Mestre Leitão e a Luta Olímpica no Brasil

Roberto Leitão foi um dos desenvolvedores da Luta Olímpica no Brasil. Em 1979, o mestre fundou primeira Federação de Wrestling do país.

mestre-roberto-leitão-morte

MMA

Mestre Leitão é Grão-mestre 10º Dan na modalidade, e já teve o prazer de ver sua prole Roberto Leitão Filho competindo nas Olimpíadas de Seul. Roberto foi o primeiro atleta brasileiro a disputar os jogos olímpicos no Wrestling.

“Seu Leitão” também era faixa preta de judô e revelou diversos nomes do Vale Tudo brasileiro como Pedro Rizzo, Marco Ruas e Renato Babalú.

Livro

Mestre Leitão era fera nos ringues, mas também tinha conhecimento como ninguém. Ele foi professor de engenharia mecânica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro por alguns anos.

mestre-roberto-leitão-livro

O mestre tinha sido homenageado na “Calçada da Fama da Luta” Antes de sua passagem. Para quem quiser conhecer melhor o mestre, ele deixou o livro “Biomecânica da Luta”, aonde descreve seus segredos e experiências na luta agarrada.

O mundo da luta brasileira chora, mas seu legado vai continuar inspirando diversos campeões.