O evento LFA (League Fight Alliance) aterrissa pela primeira vez no país este final de semana, promovendo dois eventos em uma janela de três dias.

combos-de-inverno-venum-brasil

O Venum Blog teve uma conversa exclusiva com o CEO Ed Soares, que conta um pouco mais do investimento da organização no Brasil.

LFA vai promover eventos na sexta e no domingo

O primeiro evento, LFA 111, acontece nesta sexta-feira, dia 16 de julho. O main event contará com um combate entre dois nomes de peso da categoria dos leves no Brasil: Rangel de Sá e Ismael Bonfim.

LFA-BRASIL-111-streaming

Já o segundo evento, LFA 112, acontece no domingo, dia 18 de julho. Este evento vai sediar um GP de quatro lutadores até 77 quilos. O campeão do GP, além receber o prêmio de 20 mil reais, será coroado como o novo campeão até 77 quilos da categoria no LFA.

Ambos os eventos serão sediados na UPPER ARENA, no Rio de Janeiro.

O card principal dos dois eventos será exibido ao vivo pelo UFC FIGHT PASS, serviço de streaming exclusivo do UFC.

LFA é grande responsável por novas contratações do UFC

Ir bem no LFA pode ser o caminho mais certeiro para chegar ao maior evento de MMA do mundo. Mas a tarefa não é fácil, Ed Soares costuma casar atletas novos de peso para saber quem está pronto para maiores aventuras.

Só em 2020, o LFA mandou 48 lutadores para o UFC e 18 para o Bellator. Mais de 30% de atletas no UFC já gladiaram antes no evento americano.

O Venum Blog conversou diretamente com Ed Soares, que pode nos explicar melhor essa assertividade.

Entrevista Ed Soares

LFA-BRASIL-111-assistir-ao-vivojpg

Venum Blog – Ed Soares, mesmo nascido Nos Estados Unidos, todos sabemos de suas raízes brasileiras. Como é trabalhar agora com todos as forças na terra do seus pais? Como esse contato mais contínuo com nosso povo reforça sua descendência?

Ed Soares – Para mim é uma honra poder trazer o LFA para o Brasil, e tentar reviver o MMA brasileiro.

Venum Blog – O LFA tem números impressionantes quando o assunto é revelar atletas para o UFC. Mesmo competindo com eventos maiores no mundo todo, o LFA reina absoluto, passando de 30% das contratações do líder do mercado. Qual seu critério na hora de escolher as lutas e como você desenvolveu essa visão de águia? Você usa apenas intuição, existe algum método, como acontecem seus estudos?

Ed Soares –  Hoje em dia, o LFA é o maior evento que cria talentos paro o Ultimate e o Bellator. Um pouco mais de 35% de todos os atletas contratos pelo Ultimate já passaram pelo nosso evento. Ano passado, a gente botou 48 atletas no UFC e 18 no Bellator.

Isso durante uma pandemia, então, se Deus quiser, nosso evento continua crescendo dessa forma. Meu objetivo desde o início era fazer o maior vento revelador de talento do mundo, e hoje em dia chegamos nisso.

LFA-BRASIL-111-streaming-free

Venum Blog – O Brasil recebe dois eventos em um final de semana do LFA. Em país que já estava carente de grandes shows, mesmo antes da pandemia, como você acha que sua organização vai afetar o esporte como um todo? Como você acha que a periodicidade de um atleta influencia em sua carreira e na preparação para chegar aos grandes palcos?

Ed Soares – Nessa primeira viagem do LFA ao Brasil, graças a Deus, nós vamos fazer dois eventos em um final de semana. A minha visão foi valorizar os atletas brasileiros, e reviver o MMA brasileiro. 10 anos atrás, 12 anos atrás, grande porcentagem dos campeões dos maiores eventos eram brasileiros.  Hoje em dia são menos, mesmo com mais divisões e categorias.

Eu realmente acho que isso não é por falta de talento, mas sim por falta de oportunidade aqui no Brasil. Eu sei que aqui são as raízes do MMA, e o LFA está vindo para o Brasil par fazer exatamente isso; dar mais oportunidades, e valorizar os atletas da melhor maneira possível.

Infelizmente, eu sei que os eventos daqui não tem condições de valorizar os atletas do jeito que eles merecem.

E ano que vem, meu objetivo é trazer entre seis e dez eventos para o Brasil, e fazer do LFA o maior evento nacional. Óbvio, quando o Ultimate vier para cá, será o maior, mas meu objetivo é ser o maior do Brasil.

Venum Blog: Você já foi manager de grandes nomes do MMA brasileiro. Em tempos em que a dominação dos campeões é cada vez mais efêmera, qual seu conselho para os jovens atletas brasileiros que buscam seu lugar ao sol?

Ed Soares – O maior conselho que posso dar para os atletas é: treina, se dedica e segue seu sonho. Como disse na resposta anterior, a minha visão e fazer uma vitrine e mostrar para o mundo quantos talentos tem no Brasil.

Para os atletas mais jovens; é para ficar focado, ficar humilde e treinar duro, e quando surgir aquela oportunidade, dar tudo de si.

LFA-BRASIL-111-assistir

Venum Blog – Para finalizar, conte um pouco da parceria com a Venum Brasil nestes dois eventos no Brasil.

Ed Soares – Essa parceria com a Venum, bem, eu e o André (André Vieira, CEO Venum Brasil) somo amigos faz tempo. Antigamente eu tinha uma marca nos Estados Unidos a Sinsiter, e a gente tinha uma parceria boa.

Eu era empresário do Lyoto Machida, e agente fechou uns patrocínios, a gente sempre teve uma relação muito boa. E quando eu estava vindo para o Brasil, precisava fabricar umas camisetas, e eu liguei para o André, e ele me ajudou muito.

Isso é só o início de uma parceria ótima, estamos vendo como fazer esta parceira crescer ainda mais. O André é um grande amigo meu, e é um prazer trabalhar com uma marca grande como a Venum Brasil!