As chances do Jiu Jitsu nas Olimpíadas
O sonho olímpico dos atletas de Jiu Jitsu é antigo, e se reacendeu com a confirmação do Rio de Janeiro como cidade sede dos jogos. A mídia especializada e as marcas da arte suave criaram um frenesi.
O sonho acabou não se concretizando por uma série de fatores. O Venum Blog fez uma análise porque o esporte não entrou como exibição em 2016.
Fatores que impediram o Jiu Jitsu nas Olimpíadas
1- O Jiu Jitsu e o Judô vem da mesma arte marcial: o Ju Jitsu. O COI (Comitê Olímpico Internacional) considera que o BJJ é uma categoria do Judô moderno, o COI proíbe esportes derivados.
2- Um esporte para entrar nas Olimpíadas tem ter equilíbrio mundial dos participantes. O BJJ é dominado por brasileiros, mesmo com o crescimento do nível dos atletas americanos.
3- A falta de uma só federação oficial. A existência das diversas confederações, campeonatos, ligas amadoras e profissionais dificultam a oficialização do esporte junto ao COI. Vale kimono, não vale kimono, vale leg lock, não vale leg lock e outras regras que mudam constantemente dependendo do campeonato impedem a internacionalização do esporte.