Não é surpresa para ninguém, que a família Gracie é responsável pela evolução e popularização da luta agarrada mais eficaz do planeta. Tanto é que hoje treinamos o BJJ, ou o Jiu Jitsu brasileiro. Em grande parte das academias do mundo que ensinam a arte suave uma bandeira do Brasil figura no topo de alguma parede, com plena justiça.

COMBO-VENUM-JIU-JITSU

Mas antes de Carlos e Hélio, outros pequenos homens na terra do sol nascente se arriscavam contra oponentes maiores. O maior feito dos Gracies não foi apenas evoluir e popularizar o Jiu Jitsu, e sim achar seu maior tesouro: a forca do franzino.

Raízes e Lendas do Ju Jitsu

Ju-jitsu-arte-marcial

A história do Ju Jitsu é contada de diversas formas, com várias vertentes. Lendas míticas, que datam mais de 2500 anos atrás, dizem que os deuses Kajima e Kadori usavam técnicas de Ju Jitsu para punis seus habitantes. A primeira escola que adotou a luta agarrada foi fundada pelo Príncipe Tejun quase 880 anos antes de Cristo, a academia do monarca focava em lutas com facas e espadas. Mas a primeira escola especifica da arte suave veio apenas em 1532, e traz uma história que faz qualquer história de pescador parecer relato oficial: O Mestre Takenouche, depois de treinar e meditar por dias a fio, sofreu um desmaio e dormiu profundamente. Neste sonho ele recebeu a visita de um guerreiro fantasma que lhe ensinou cinco novas técnicas de finalização, e a vantagem de usar armas curtas e não longas. Não, no Ju Jitsu o objetivo não era uma medalha ou ver seu oponente submisso. Era sim uma arma de guerra, com técnicas de espada e sem espada, essa última que deu origem ao esporte atual. A Arte era definida como a habilidade de se defender de um inimigo armado ou maior com suas próprias mãos.

Tempos de Paz no Japão

No período de Edo, a ditadura militar conseguiu fazer do Japão uma área com menos guerras e combates. As armas foram proibidas, caíram em desuso e viraram meros itens de decoração. Foi então que o combate de homem a homem ficou popular, na época o Ju Jitsu já incorporava golpes traumáticos junto com a luta agarrada. Se você acha que hoje existem muitos tipos de Jiu Jitsu, Em 1870 no Japão existiam 700. A primeira versão esportiva também data desse período, já existiam duelos secretos entre escolas sem intensão de matar.

O Poder volta ao imperador

Ju-jitsu-antigo

O Japão mais uma vez unificava seu poder e queria sufocar os Shoguns! Os samurais apoiaram seus mestres na guerra E isso lhes rendeu o banimento de praticar artes marciais. A proibição fez de alguns bandidos, outros faziam shows combinados alguns nem ligaram, pois seus corpos estavam castigados anos por treinos violentos. Mas o Ju Jitsu não morreu graças aos mestres que migraram para outros países ou treinaram no submundo ate o banimento cair na metade do século 20.

Os filhos mais famosos do Ju Jitsu

Ju-jitsu-gracies

Falar de Jigoro Kano apenas como aquele senhor grisalho, cuja foto e reverenciada e figura em todas as academias de Judô do mundo é pouco. O inventor do único esporte olímpico filho do Ju Jitsu tem um dos maiores legados nas artes marciais. Além do Judô, o Sambo e o Jiu Jitsu Brasileiro também vieram diretamente da arte japonesa. Mas, qualquer arte marcial que utiliza as finalizações foi influenciada pelo Ju Jitsu em algum momento de sua história.

Ju-jitsu-info-graficoFontes de imagens: illustrated first war, Kuzishi Dojo, Genbukansa,mixedmartialarts.com,imgkid.com, history of japan, Gracie Scottsdale