Se você deseja evoluir em qualquer arte marcial, treinar seus reflexos é algo que você deveria levar bem a sério.

Muitos atletas focam apenas em força, técnica e habilidade, mas acabam deixando o poder de reação rápida um pouco de lado nas rotinas de treinos. O que é errado, pois uma fração de segundo pode ser a diferença entre vitória e derrota.

luva-venum

O Venum Blog fez um post especial para você evoluir nesse quesito essencial na formação de um bom lutador. Vamos às nossas dicas?

Melhore seu Reflexo nas Artes Marciais

como-melhorar-seus-reflexos-nas-artes-marciais-mente

– O primeiro passo e ter um controle maior sobre sua mente. Seus reflexos não vão melhorar caso você tenha que pensar em cada passo das coisas que está realizando! Sua mente desempenha uma função fundamental nos esportes de contato, mas em certas situações, é melhor não a deixar atrapalhar. Quer melhorar seus reflexos? Aprenda a simplesmente manter sua a cabeça limpa.

– Em todos esportes de combate, um dos maiores problemas dos iniciantes é pensar muito. Essa preocupação gera em torno de aplicar a técnica perfeita, do resultado da luta e se está preparado o suficiente para o combate.

Esse estado, que pode beirar o pânico, não vai ajudar em nada sua performance. Sua mente tem que estar clara o suficiente para reagir organicamente e de forma rápida. Se sua mente está em outro lugar, ou em outro tempo que não seja o presente, você pode perder oportunidades para atacar seu adversário, ou acabar ignorando sinais importantes que um golpe está vindo em sua direção.

como-melhorar-seus-reflexos-nas-artes-marciais-boxe

– Treinar combinações de reações também é essencial para melhorar seu reflexo nas artes marciais. Não basta apenas acelerar seus reflexos, mas também melhorar a forma como seu corpo reage.

Reflexos são reações involuntárias, e para cada golpe, existe um movimento correto a ser realizado rapidamente. Aí entram os exercícios de repetição que podem ser feitos com manopla, bastões de espuma, bolas de reflexo e até pads.

– O sparring lento pode ser uma ótima opção para melhorar seus reflexos. Você vai executar as mesmas técnicas que usaria em um combate de verdade, mas em câmera lenta. Parece contra intuitivo no início, mas esse tipo de treino é uma ótima forma de analisar seus erros, e entender como o adversário se movimenta.

como-melhorar-seus-reflexos-nas-artes-marciais-esquiva

Agora é só colocar todas as dicas em práticas e ficar com seus reflexos mais rápidos e assertivos que um trovão!