Dicas para evitar lesões no seu ombro

Na vida cotidiana, seu ombro está me um constante treino. Ele se move quase toda vez que você faz algum movimento. Você o usa para levantar, alcançar objetos ou mesmo digitando ou usando o celular. Você pode pegar algo no alto ou pegar algo do chão inclusive sentado.

Ombro Saudável

Você pode consegue fazer todos esses movimentos porque um ombro saudável tem uma grande amplitude de movimentos, e isso é uma boa notícia. Mas todo esse movimento significa que existem mais maneiras de você se machucar, mesmo sem estar praticando esportes de alto rendimento. O ombro é a articulação mais afetada por lesões no corpo.

como-evitar-lesões-no-ombro-aquecimentos

Os problemas mais comuns vêm da repetição do mesmo movimento e excesso de movimentos do braço acima da cabeça.

Mas não é apenas no treino, ou com exercícios repetitivos que seu ombro pode ficar machucado:

Como o Ombro é lesionado

Idade: Desgaste natural pode danificar seu ombro.

Artrose: A cartilagem que protege suas articulações acaba se desgastando.

Danos no manguito rotador: O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões que mantém seu ombro unido.

Bursite: As almofadas cheias de líquido que amortecem as articulações ficam inchadas.

como-evitar-lesões-no-ombro-alongamentos

Luxação: Seu osso do braço sai do ombro de forma extremamente dolorosa.

Ombro congelado: Acontece quando o tecido conjuntivo que mantém o ombro unido espessa e aperta ao redor da articulação, restringindo seu movimento e causando dor.

Correções e Como Evitar

Está com problema no ombro? A boa notícia é que os problemas no ombro normalmente podem ser corrigidos sem intervenção cirúrgica. Ainda assim, o melhor sempre é evitar o problema em primeiro lugar. Veja algumas maneiras de fazer isso.

– Preste atenção e dê ouvidos ao seu corpo sempre. Se seu ombro ficar dolorido após qualquer treino, não o ignore. Se a dor for intensa e não desaparecer om remédios ou descanso, consulte seu médico. Caso resista, você só pode piorar as coisas.

– Mantenha-se em forma. Faça exercícios regulares e tenha uma dieta saudável. É uma maneira de ficar bem e pode ajudar a evitar lesões.

como-evitar-lesões-no-ombro-remédios

– Sempre se aqueça antes, e se alongue depois dos exercícios.

– Exercite-se da maneira correta. Sempre o faça com um professor, ou instrutor, não importa a modalidade. Movimentos sema técnica afiada podem causar lesões graves com o tempo, ou em apenas um treino.

– Comece devagar se você não pratica um esporte ou atividade há algum tempo. Aprenda a levantar pesos da maneira certa e não exagere nas cargas.