Veja como arte marcial coreana entrou no seleto grupo de esportes olímpicos

A história do Taekwondo nas Olimpíadas começou muito antes da sua ingressão nos jogos de Sydney, em 2000. O esporte não tão antigo como outras artes marciais. Ele foi criado por volta da década de 40. O esporte é uma fusão de Karatê, outras artes marciais chineses e lutas nativas da Coréia.

Antes de se oficializar como esporte olímpico, o Taekwondo participou em duas edições como demostração. A primeira vez, foi no berço do esporte , nos jogos de Seul em 1988. A segunda aparição foi em 1992, nos jogos de Barcelona.

A história do Taekwondo nas Olimpíadas iniciou em 1974

taekwondo-nas-olimpiadas-medalhasO processo para uma modalidade esportiva ingressar nas Olimpíadas pode demorar décadas. é longo, difícil e cheio de burocracias.

A questão de unificação das federações é um dos principais pontos levados pelo COI (Comitê Olímpico Internacional),  a existência de esportes na mesma categoria também dificulta a entrada nos Jogos. Um exemplo disso é o risco do próprio Taekwondo ser cortado dos jogos, caso o Karatê entre na lista.

Em 1974 o federação amadora de Taekwondo foi criada, dando o primeiro passo para oficialização olímpica. Mas apenas em 1980, os dirigentes do esporte ao redor do mundo unificaram suas federações e receberam a certificação internacional. Ainda demorou outros 8 anos para a primeira demonstração.

taekwondo-nas-olimpiadas-podio

O Taekwondo é disputado em um torneio simples de eliminação para a medalha de ouro, o atleta só pode ser campeão invicto. O torneio pela medalha de bronze reúne os perdedores da semi final em uma repescagem. Existem quatro categorias de peso no Taekwondo olímpico.

A Coréia ainda é a maior medalhista, seguida da China e dos EUA. Gostou da história do Taekwondo nas Olimpíadas? Fique ligado no Venum Blog para mais notícias de esportes de combate no Rio 2016!