Uma luta tailandesa que vem ganhando as academias brasileiras. Com mais de dois mil anos de existência, a história do Muay Thai possui origem curiosa e vinculada à época em que dominar as técnicas marciais, garantia poder e sobrevivência.

Conhecida por variados nomes, Muay Thai configura uma arte marcial rica em história e tradição. Boxe tailandês, Thai Boxing e Luta das Oito Armas são sinônimos que carregam uma herança e legado dignos das lendas do Ocidente.

Como o Muay Thai começou

historia-do-muay-thai-kingnaresuan

Rei Naresuan, interpretado no cinema

É na Tailândia, este país cercado por relevo montanhoso e clima quente, que o Muay Thai cresceu, quebrando as fronteiras entre Oriente e Ocidente.

Templos surpreendentes, espiritualidade, invasões de território, defesa da terra e do povo, colinas e visuais naturais de tirar o fôlego. É diante deste berço histórico que o Muay Thai surge, juntamente com a migração das Tribos de AuLai para região de Sião, atual Tailândia. Estamos a dois mil anos atrás, ao lado dos primeiros registros da arte.

Impossível contar a história da Tailândia sem esbarrar na história do Muay Thai. O esporte está para o país, assim como o futebol está para o Brasil. A cultura, os costumes e muito do cotidiano giram ao redor das práticas da luta milenar, conhecida mundialmente.

No entanto, muito da história do Muay Thai se perdeu no período Ayuddhaya, época em que a Tailândia foi invadida pelo exército birmanês e parte de sua literatura foi extraviada. O que se sabe vem dos poucos escritos birmaneses, de algumas crônicas e também dos cambojanos, já que a Tailândia tem fronteira com o Camboja. Por isso, quando se trata da história do Muay Thai, há duas linhas:

Teorias sobre a origem do Muay Thai

– a primeira afirma que a arte foi desenvolvida na migração do povo de AuLai para Sião, quando precisavam defender o povo de animais e ataques nômades.

– a segunda diz que o Muay Thai se desenvolveu quando já na Tailândia, quando os homens precisaram defender a conquista da terra.

Independente do contexto pelo qual o Muay Thai tem início, sabe-se que a arte é descendente do Muay Boran, a luta das nove armas que marcou a história do Ocidente. Nela, os oponentes visavam aleijamento, imobilizações, estrangulamento, torções, golpes em pontos vitais e morte.

O Muay Thai ganha a Tailândia

historia-do-muay-thai-palacio

Grande Palácio de Bangkok

A adoração do povo tailandês pelo Muay Thai tem raízes monárquicas. Grandes reis da Tailândia incentivaram a prática e as competições de Muay Thai entre o povo e em meio aos exércitos. Abaixo, nós listamos os que mais tiveram influência na propagação da arte:

– King Naresuan (1584): No reinado de Narusean, assuntos da política nacional eram resolvidos em lutas de Muay Thai, que também ganhavam os campos de batalha. Todo soldado treinava Muay Thai, inclusive o rei. A partir deste período, a luta foi ganhando novas técnicas.

historia-do-muay-thai-estatua

Estátua do Rei Naresuan

– The Tiger King (1703): O Rei Tigre -Prachao Sua, tinha fascínio pelo Muay Thai e lutava mascarado em competições do povo, sempre eliminando os campeões regionais. Com Prachao Sua, o Muay Thai se tornou favorito e foi responsável por manter a ordem e a disciplina no exército. Durante este reinado, ricos, pobres, velhos e jovens praticavam a arte e muitos prêmios eram disputados em todas as aldeias. Com os torneios, ter uma competição de Muay Thai era orgulho local para aldeia. Foi a partir do Rei Tigre, que a tradição em apostar nos lutadores começou.

historia-do-muay-thai-king-tiger

O Rei Tigre

Rama V, O Grande (1868): Suriyenthrathibodi, também entitulado Rama V foi o rei responsável pela popularização do Muay Thai. Ele elevou as competições para lutas oficiais, do comando real. Os lutadores passaram a ser recompensados pelo rei, com títulos de honra como Muen Muay Mee Chue from Chaiya ou Muen Muay Man Mudh de Lopburi.

historia-do-muay-thai-chulalongkorn

Rama V

– Rama VI (1880): O rei sucessor de Rama V passou a incrementar as técnicas de Muay Thai. Até aqui, o tempo de cada luta era definido da seguinte forma: furava-se um coco e colocava-o na água, flutuando. Quando ele afundasse, um tambor marcava o fim da luta. Com Rama VI, as lutas de Muay Thai começaram a ser cronometradas por relógio.

historia-do-muay-thai-rama-vi

Rama VI

O primeiro lutador da história do Muay Thai

Em 1774, Nai Khanohm Tom derrotou nove competidores ao ser capturado pelo exército birmanês e desafiado a lutar na celebração de Ket Tat Pagoda. Conhecido como o primeiro lutador da história do Muay Thai, Nai Khanohm Tom derrotou um birmanês por nocaute. Diz a lenda, que o lutador impressionou os birmaneses ao realizar o ritual de pré-luta, a dança cerimonial chamada ram muay que homenageia o mestre e a terra na qual o combate irá se realizar.

O principal lutador da história do Muay Thai

Quando se trata da história do Muay Thai, é imprescindível falar do grande lutador Apidej Sidhirun! Nada mais, nada menos que 400 lutas e apenas 4 derrotas. Agressividade e força. Estas são as principais características de Apidej Sidhirun. Pra deixar a história ainda mais emocionante: seis de seus adversários morreram em combate contra ele.

historia-do-muay-thai-origem-infografico1