Hoje o Venum Blog apresenta mais uma lenda do MMA mundial. O escolhido de hoje é uma figura conhecida do mundo da luta; Bas Rutten.
Bas Rutten teve uma infância complicada, repleta de problemas de saúdes. Uma asma crônica o obrigava a usar roupas compridas e o impossibilitava de praticar exercícios. Sua magreza e aparência doente gerava muito bullying dos seus colegas.
Bas Rutten começou a treinar para enfrentar o bullying
Para evitar o bullying, Bas resolveu começar a treinar boxe com um amigo no quintal. Após assistir a um filme de Bruce Lee, a vontade de praticar luta em uma academia de verdade cresceu no pequeno Bas.
A arte marcial escolhida foi o taekwondo. Bas Rutten aos 14 anos já mostrava habilidades de um adulto no tatame. Quando confrontado por um garoto problemático do bairro, acabou o nocautenado e quebrando seu nariz, mesmo sendo bem menor que seu oponente. A polícia acabou fazendo uma visita à casa de Bas, e o jovem ficou proibido de praticar qualquer arte marcial.
Bas Rutten estreou como profissional no Kickboxing
Apenas aos 21, quando Bas Rutten saiu de casa, a luta voltou para sua vida.
Rapidamente conseguiu sua faixa preta em taekwondo, e logo após no caratê.
Neste meio tempo ele trabalhava como segurança em casas noturnas, e também fazia bicos como modelo.
Bas Ruthen começou sua carreira de lutador profissional no Kickboxing, esporte de combate favorito na Holanda, seu país de origem.
Foram 16 lutas e 14 vitórias, sendo 13 por nocaute. Ele só perdeu suas duas últimas lutas.
Carreira no MMA
Bas Rutten começou a treinar MMA para fazer propagandas e pequenas participações em filmes. Logo se apaixonou pela eficácia do Jiu Jitsu e a mistura de estilos do esporte. Ele foi um dos escolhidos para o Pancrase, um dos pioneiros do Vale Tudo no mundo todo.
O Pancrase foi responsável por impulsionar carreiras de lendas como Frank Shamrock, Vernon White, Maurice Smith, Ken Shamrock, e Guy Mezger.
Bas Rutten fez bonito no evento, foram 31 lutas e apenas 4 derrotas. Bas Rutten também foi campeão do UFC, e está No Hall da Fama do evento.
Foram duas lutas e duas vitórias no UFC, no segundo combate ele acabou ganhando o título do saudoso Kevin Randleman.
Pós Carreira
Quando Bas Rutten se aposentou, seu foco se voltou para sua carreira de ator. Bas começou fazendo pontas em pequenas produções, e também trabalhos de duble. Logo a indústria viu que o lutador tinha talento para o entretenimento e ele recebeu diversos convites para filmes maiores e reality shows.
Bas também era comentador do extinto evento japonês Pride FC. Hoje ele continua na tv, e treina diversos atletas de MMA e Kickboxing.