Archie Moore 1916 – 1998

O Venum Blog conta mais uma vez a história de uma lenda do boxe. Archie Moore é o escolhido da semana. O americano é o meio pesado que por mais tempo segurou o título mundial. Ele também teve uma das carreiras mais longas da história do esporte.

Archie figura entre os top 10 na maioria das publicações de boxe de respeito ao redor do mundo. Ele sempre foi conhecido como estrategista, com ótima defesa, e um queixo de aço. Seu apelido foi Mongoose, assim como o pequeno animal, ele encarava qualquer desafio e nunca fugiu de um combate.

Archie Moore nasceu no sul dos Estados Unidos

Archie é nativo de Missisipi, por mais que falasse a todos que tinha nascido em Chicago. Filho de mãe solteira, ele estudou a maioria da sua vida em escolas segregadas, em tempos obscuros na America.

archie-moore-lendas-do-boxe

Ele também enfrentou o racismo em sua carreira, teve disputas de títulos negados pela cor da pele, e também era zombado no tradicional campeonato amador americano Golden Gloves.

Mas a habilidade de Archie no esporte acabou superando a tensão racial no país. Além de se tornar um dos maiores nome do boxe, ele também foi ator, e é um exemplo para sua comunidade até hoje.

Carreira Profissional

Archie Moore tem um cartel incrível. Foram no total 219 lutas, com 185 vitórias, sendo 131 delas por nocaute. Archie se profissionalizou em 1935,e fez lutas em eventos pequenos, todos na cidade de San Diego.

A estrada até seu primeiro título foi longa, ele só veio a  disputar o cinturão em 1942, o qual manteve até 1952. Uma década reinando como o melhor meio pesado do mundo.

archie-moore-boxe-lutador

Archie ensaiou se aposentar por diversas vezes, mas sua carreira só chegou ao fim em 1963, com uma vitória contra Mike DiBiase. Sua penúltima luta foi contra o maior de todos os tempos, Muhammad Ali nocauteou Archie no quarto round.

Archie se aventurou na tv e no cinema, e também treinou alguns profissionais depois de largar os ringues.

Ele acabou falecendo aos 81 anos no sul da Califórnia.