Esta pergunta sempre surge na academia: O açúcar pode atrapalhar meu treino?

Atletas de todos os esportes, pesos e tamanhos precisam de açúcar para ter sucesso nas competições. O açúcar é o agente impulsionador dos movimentos dos músculos e o do funcionamento do cérebro.

Escolha certa do Açúcar

O que devemos prestar atenção é que colocar o açúcar certo no corpo do atleta pode ser a diferença entre um sucesso incrível e uma péssima performance no treino ou na competição.

Isso representa um problema sério de saúde para toda a população, mas pode ser uma barreira na evolução de um jovem atleta.

Para desportistas, existe uma linha tênue entre muito açúcar e a quantidade certa. Para quem pretende competir profissionalmente e quer longevidade no esporte, regular a ingestão de açúcar é essencial.

Açúcar é a base dos carboidratos

O açúcar é a unidade básica dos carboidratos. Açúcares simples não têm mais nada associado a eles e podem ser encontrados no açúcar branco e no pão branco. O que faz do açúcar branco tão ruim para nossos atletas?

É um alimento sem complexidade, não contendo fibra nem micronutrientes.

Os carboidratos complexos têm vários açúcares em uma cadeia e o nosso organismo demora mais tempo para quebrá-los do que o açúcar simples.

Fibra

A fibra é encontrada em comidas que não sofrem processamento industrial, como frutas, vegetais e grãos inteiros.

A fibra tem duas funções vitais no nosso organismo quando o assunto é açúcar.

Além de retardar a absorção do açúcar no intestino, a fibra diminui os efeitos nocivos da insulina no corpo.

Não podemos ficar sem açúcar, mas precisamos de um açúcar que seja acompanhado por grandes nutrientes e fibras como frutas, vegetais e grãos inteiros.

Atletas precisam de Carboidratos

Vamos lembrar, devemos ser criteriosos ao escolher carbos, mas jamais deixá-lo de fora pois eles são essenciais para nossa performance. Um atleta com falta de energia no treino pode estar sofrendo com a falta de carboidratos.

Consuma com consciência e bons treinos!