Conheça a história de um dos esportes mais praticados no mundo.

historia-da-musculacao-primordios

A História da musculação não tem um começo exato registrado pela história. Os primeiros registros de levantamento de pesos vem da Grécia clássica. Foram achadas pedras que pesavam mais de 130 quilos.

CTA-2

Nas pedras havia uma inscrição que dizia que foram usadas por  Milon de Crotona, um atleta seis vezes campeão das Olimpíadas. Ele também costumava fazer corridas com bezerro nas costas, quanto mais o bezerro crescia, mais forte ele ficava. Como ainda não havia levantamento de pesos nas Olimpíadas, estes exercícios eram para fortalecimento e condicionamento físico. A História da Musculação moderna começou muitos séculos depois, também no ocidente.

historia-da-musculacao-milon

Milon de Crotona

A História da Musculação Moderna

Não se pode falar da História da Musculação e deixar o nome de Eugen Sandow de fora! O russo, nasceu na antiga Prússia, foi o primeiro atleta a organizar uma competição profissional de fisioculturismo. A história da musculação tem seu marco em 1901 no Royal Albert Hall de Londres. Lá foi realizado o grande concurso! O atleta fez diversas turnês pela Europa e os Estados Unidos, e ganhou diversos títulos na sua carreira.

Eugen também aparece em um dos primeiros registros em vídeo da história da musculação. Ele fez uma série de pequenos filmes com os estúdios Edison, nos quais ele não demonstra nenhum exercício, apenas faz poses flexionando seus músculos.

historia-da-musculacao-eugene

Eugen Sandow

 História da Musculação: os heróis do presente

De 1940 até os anos 70 é considerada a idade de ouro do fisioculturismo. Grandes lendas do esporte brilharam durante esta fase: Vince Gironda, Steve Reeves, Arnold Schwarzenegger, Frank Zane e Walter Bernal.

historia-da-musculacao-arnold

A famosa Muscle Beach em Venice na Califórnia, foi palco de grandes competições no passado. O dinheiro começava entrar no esporte, em forma de salários e patrocínios. As academias estavam cada vez mais modernas e equipadas. Grandes competições como o Mr. Olympia foram criadas com grandes quantias de dinheiro na premiação. A história da musculação também deve muito ao canadense Joe Weider, fundador do Mr Olympia e da International Federation of BodyBuilders (IFBB).

O atleta mais popular do mundo da musculação é Arnold Schwarzenegger! O austriaco ultrapassou as salas das academias e brilhou nas telas de Hollywood, ainda foi governador da Califórnia durante anos.

Phil Heath é o atual campeão do Mr Olympia e o atleta mais bem pago do momento, ele ganhou 400 mil dólares em sua última competição!

Veja um pouco mais sobre a História da Musculação neste vídeo:

imagens: http://4.bp.blogspot.com/, legendarystrength.com, www.wga.hu, rentnema.com, www.wsanfrancisco.com, cantinhonerd.com.br, neverfearfailure.com , blog.peterdukephotography.com