Qualquer atleta sabe que o rendimento do seu corpo é um reflexo direto do que você coloca nele. A indústria alimentícia tem investido como nunca em bebidas e comidas para atletas, mas a grande maioria das opções no mercado não vão ajudar em nada seu treino. Nunca esqueça de ler os rótulos antes de comprar qualquer bebida.
Hoje o Venum Blog facilita sua vida no mercado indicando as 5 piores bebidas para seu rendimento na academia.
As 5 piores bebidas para atletas
Frappuccinos – As 5 piores bebidas para atletas
O café é um ótimo combustível para atletas, contém antioxidantes e podem ajudar na sua performance.
Mas misturado com leite, gorduras transgênicas e caramelo acaba virando uma bomba calórica. Muitas calorias para poucos nutrientes, fuja.
Chás Gelados Artificiais
O chá é outra bebida que pode trazer inúmeros benefícios para nosso corpo, especialmente quando é consumido na forma natural. Chás industrializados prometem benefícios que muitas vezes não aparecem no produto final.
Um estudo de 2010, da American Chemical Society, testou seis marcas de chás industrializados. O resultado foi que todas elas tinham muito poucas, ou sequer nenhuma, propriedades antioxidantes. Alguns dos chás que prometiam o benefício tinham quantidades tão pequenas que você teria que beber 20 garrafas em um dia para ter uma mesmo resultado de um saquinho natural.
Esses produtos também são recheados de sódio e açúcar.
Energéticos
Não é incomum ver atletas usando energéticos antes do treino. Mas estas bebidas normalmente contêm quantidades altíssimas de cafeína, e outros ingredientes estimulantes que podem contribuir para problemas de saúde, como batimento cardíaco irregular ou rápido, agitação e dificuldade para dormir.
Os energéticos não são regulamentados de forma adequada por autoridades nos EUA, como outros alimentos. Isso acontece pelo fato de se enquadrarem na categoria de suplementos dietéticos, o fabricante assume a responsabilidade sozinho de testar a segurança, rotular o produto corretamente e relatar eventos adversos. Isso pode abrir espaço para informações erradas.
Refrigerantes Dietéticos
Refrigerante e esporte não combinam, todos estão cansados de saber. Mas é comum muitos atletas migrarem para as bebidas dietéticas achando que estão fazendo uma escolha mais saudável.
Olhando o rótulo, uma lata de Coca Cola Diet contém 0 calorias, 0 gramas de açúcar, 0 gramas de gordura e apenas 40mg de sódio.
Fica a questão: como uma bebida com informações nutricionais semelhantes à água pode fazer mal para atletas?
O refrigerante diet não contém essas substâncias porque substitui o açúcar por adoçantes artificiais, alguns deles até 600 vezes mais fortes que o açúcar de cana branco.
Nosso corpo espera receber calorias quando receber açúcar. Quando ele realmente não obtém essas calorias, como é o caso do consumo de refrigerantes dietéticos, seu organismo fica confuso. Essa situação quando ocorre de forma rotineira, pode desregular a liberação de insulina pelo corpo, o que pode causar problemas como diabetes e hiperglicemia.
Água Tônica
Água tônica parece uma bebida milagrosa pelo nome. A água é essencial para a vida, e o termo “tônico” significa: “substância medicinal para dar uma sensação de vigor ou bem-estar”.
É verdade que a água tônica nasceu como uma bebida medicinal, pois no seu lançamento era feita apenas de água gaseificada e quinino.
O quinino é uma substância que há anos é usada para combater a malária. O problema é que, com o passar dos anos, a água tônica se tornou apenas mais um refrigerante. A porção de 250ml da Água Tônica de Schweppes contém 22 gramas de açúcar.
A água tônica já foi considerada uma solução eficaz para evitar cãibras musculares durante o treino e aliviar a cólica nas mulheres. Mas o Harvard Women’s Health Watch avisa que não há evidências por trás desses dois mitos, e ainda reforça que as águas tônicas modernas provavelmente contêm muito pouco quinino para qualquer efeito benéfico para a saúde.
Agora é só prestar atenção nessas dicas e fugir destas bebidas no mercado!