A saúde dos seus ossos é suscetível ao seu envelhecimento. Eles são projetados pela nossa genética para estarem em seu auge de força entre os 25 e 30 anos, segundo o Dr. Philip Bosha, médico esportivo da renomada Penn State.
Mas se você tomar alguns cuidados, o quanto antes, pode prolongar esse período. O objetivo é ter ossos saudáveis durante toda a sua vida, principalmente se pratica artes marciais ou esportes de força.
O mesmo estudo mostra que a genética tem grande importância na saúde e resistência dos seus ossos, algumas pessoas são mais passiveis de fraturas e doenças ósseas.
Mas dieta e exercícios também entram na conta.
Cuidados depois dos 40
Se você já passou dos 40, e quer continuar praticando esportes com intensidade, é bom tomar alguns cuidados nessa época que os ossos começam a perder força.
Faça exercícios na academia, além de sua prática esportiva normal. E é recomendo ingerir grandes quantidades de cálcio e vitamina D. Depois dos 50, os cuidados e as doses vitamínicas devem aumentar. ´
Melhores alimentos para seus ossos
Alguns alimentos ricos em Vitamina D são: Salmão, Atuma, Ostras, Sardinhas, Gemas de Ovos, Queijos, Fígado e Cogumelos em geral.
Quando você estiver procurando Cálcio, ingira: Feijão Branco, Soja, Cereal Matina de Milho sem Açúcar, Folhas Escuras, Gergelim, Chia, Grão de Bico, Brócolis, Quinoa, Ervas Secas, Leite, Aveia em Flocos, Açaí e até a Laranja.
Não só de cálcios e vitamina D vivem seus ossos, manter seu corpo bem nutrido e equilibrado significa ossos mais fortes. Não deixe de lado o Potássio, Vitamina K e o Magnésio. Estes componentes vão ajudar na absorção do cálcio.
Uma outra dica, é não exagerar na cafeína. Esta substância presente no café e em alguns chás faz seu corpo perder a capacidade de absorver o cálcio caso seja consumida em excesso.