A saúde dos seus ossos é suscetível ao seu envelhecimento. Eles são projetados pela nossa genética para estarem em seu auge de força entre os 25 e 30 anos, segundo o Dr. Philip Bosha, médico esportivo da renomada Penn State.

blinde-seus-ossos-contra-lesões-corrida

  Mas se você tomar alguns cuidados, o quanto antes, pode prolongar esse período. O objetivo é ter ossos saudáveis durante toda a sua vida, principalmente se pratica artes marciais ou esportes de força.

O mesmo estudo mostra que a genética tem grande importância na saúde e resistência dos seus ossos, algumas pessoas são mais passiveis de fraturas e doenças ósseas.

Mas dieta e exercícios também entram na conta.

Cuidados depois dos 40

Se você já passou dos 40, e quer continuar praticando esportes com intensidade, é bom tomar alguns cuidados nessa época que os ossos começam a perder força.

blinde-seus-ossos-contra-lesões-treino

Faça exercícios na academia, além de sua prática esportiva normal. E é recomendo ingerir grandes quantidades de cálcio e vitamina D. Depois dos 50, os cuidados e as doses vitamínicas devem aumentar. ´

Melhores alimentos para seus ossos

Alguns alimentos ricos em Vitamina D são: Salmão, Atuma, Ostras, Sardinhas, Gemas de Ovos, Queijos, Fígado e Cogumelos em geral.

blinde-seus-ossos-contra-lesões-folhas-verdes

Quando você estiver procurando Cálcio, ingira: Feijão Branco, Soja, Cereal Matina de Milho sem Açúcar, Folhas Escuras, Gergelim, Chia, Grão de Bico, Brócolis, Quinoa, Ervas Secas, Leite, Aveia em Flocos, Açaí e até a Laranja.

blinde-seus-ossos-contra-lesões-dieta

Não só de cálcios e vitamina D vivem seus ossos, manter seu corpo bem nutrido e equilibrado significa ossos mais fortes. Não deixe de lado o Potássio, Vitamina K e o Magnésio. Estes componentes vão ajudar na absorção do cálcio.

blinde-seus-ossos-contra-leões-alimentos-saúde

Uma outra dica, é não exagerar na cafeína. Esta substância presente no café e em alguns chás faz seu corpo perder a capacidade de absorver o cálcio caso seja consumida em excesso.