A História de Yip Man

Yip Man é um dos maiores artistas marciais de todos os tempos. O chinês acabou herdando um pouco da fama de seu mais notável aluno, a lenda Bruce Lee. Mas a história de Yip vai além do astro dos filmes de lutas.

yip-man-t-shirt

O mestre Man vem de umas linhagens mais antigas das artes marciais. Ele, aos 13 anos, foi o último aluno de Chan Wah-Shun. Um dos maiores estudiosos do Wing Chun, um estilo de Kung Fu praticado no sul da China.

Chan Wah-Shun também era doutor em medicina chinesa e treinou o exército de seu país. Outra curiosidade do mestre de Yip, era seu segundo emprego como um carro forte humano. Além de carregar grandes quantidades de moedas pela força, nenhum ladrão ousava roubar o lutador.

Yip após treinar com Chan acabou se mudando para Hong Kong com ajuda de um parente. Lá ele ficou sem treinar por um curto período de tempo.

Yip Man conhece sua primeira derrota

yip-man-bruce-lee

Yip Man chegou em Hong Kong achando que tinha atingido a excelência no Kung Fu. Mas acabou sendo desafiado por um lutador local chamado Leung Bik, perdendo duas lutas seguidas de forma humilhante para o mesmo.

Isto abalou o mestre chinês. Yip queria esquecer o Kung Fu e nunca mais treinar. Mas o próprio Leung, seu algoz nos últimos combates, o convenceu a treinar por suas incríveis habilidades.

Yip acabou treinando com diversos mestes em Hong Kung por quase uma década até voltar para China novamente. em sua cidade natal, acabou se tornando policial e treinando diversos do seus subordinados.

Mas seu retorno a China durou pouco. Depois da revolução comunista, ele teve que fugir para Hong Kong por pertencer ao partido de oposição.

Yip Man e Bruce Lee

yip-man-historia-verdadeiro

Quando Yip fugiu para Hong Kong acabou fundando uma escola de artes marciais. Seus alunos estavam vencendo diversos campeonatos de Kung Fu,  isto ajudou a restabelecer sua fama como grande professor.

Em 1953, com apenas 13 anos, Bruce Lee começou a treinar com Yip. Ele era considerado um dos alunos mais aplicados e inteligentes. Bruce Lee não só responsável pela fama do mestre.

yip-man-filme

A estrela de cinema espalhou pelo mundo um dos métodos mais eficazes e didáticos de como ensinar Kung Fu. Bruce Lee acabou visitando seu velho mestre pouco antes de sua morte.

Yip Man morreu em 1972, apenas sete meses antes da morte de seu mais notório aprendiz. O mestre se foi com 79 anos vítima do câncer.

Sua história ficou popular com uma série de filmes, que foram lançados a partir de 2008.