Iron Monkey em português: Mestre Kam: A Lenda
A escolha da semana é o exemplo perfeito do cinema de artes marciais em Hong Kong na década de 90. Este estilo acabou sendo popular nos Estados Unidos por influência do diretor Quentin Tarantino.
Além de usar referências e a linguagem do cinema asiático em suas obras, Quentin foi o responsável por divulgar e promover estas películas na America. Com Iron Monkey não foi diferente, o diretor cult convenceu a Miramax a lançar o filme nos Estados Unidos.
Quentin Tarantino foi padrinho de Iron Monkey
Iron Monkey foi dirigido por Yuen Woo-ping. Yuen é um dos melhores diretores e coreógrafos da história dos filmes de luta. Ele dirigiu clássicos como Drunken Master , além de ser o responsável pela coreografia de lutas das séries de filmes Kill Bill e Matrix.
Este filme só foi lançado nos Estados Unidos 8 anos depois de sua estreia no oriente. Virou sucesso de crítica e bilheteria depois de um festival em Los Angeles. . Esta película mudou a forma das coreografias no gênero. Tecnologia aliada a técnica perfeita de lutas foram vistos em todos os sucessos que vieram depois de Iron Monkey.
Iron Monkey conta a história de um lutador mascarado
Este filme mostra a história de um lutador mascarado, que na verdade é o alter ego de uma lenda da medicina chinesa chamado Yang Tianchun. Durante o dia Yang trata de doentes pobres gratuitamente, a noite ele veste a máscara e rouba os ricos para poder custear os tratamentos.
Depois de atacar um homem importante, o governo fica na captura do lutador mascarado. Quer saber mais? Basta reunir a família e curtir este super filme!