Introdução Filmes de Lutas

Os filmes de artes marciais são um subgênero dentro do das películas de ação. Normalmente os personagens lutam entre si em coreografias ensaiadas de diversos esportes de combate. Os filmes também tentam mostrar as filosofias por trás das práticas esportivas.

combos-venum-brasil

O estilo foi inventado pelos chineses muito antes do surgimento de Bruce Lee.
Os filmes de artes marciais têm um legado de fãs fieis no mundo todo. Alguns títulos conseguiram quebrar uma barreira cultural improvável entre ocidente e oriente.
Este estilo de filmes nasceu despretensioso e acabou ganhou prêmios da academia e fazendo estrelas mundiais como Lee e Jackie Chan. Vamos conhecer como os filmes de artes marciais surgiram nas óperas chinesas e acabaram em Hollywood.

A ópera de Pequim – História dos Filmes de Luta

filmes-de-luta-bruce

Por mais pitoresco que pareça os filmes de luta vieram da ópera. Mas um estilo de ópera chinês único, chamado Ópera de Pequim.
A Ópera de Pequim é uma espécie de teatro que mistura diversas apresentações artísticas: acrobacia, música, canto e mímica. Assim como no circo, as trupes são nômades e percorrem grandes áreas na China até hoje.
As artes marciais cruzaram com a ópera em uma história inusitada.

filmes-de-luta-opera
Em um período na história chinesa as artes marciais foram banidas e os mestres mortos. Alguns alunos conseguiram escapar da perseguição do império, levando consigo os ensinamentos de luta.
Um dos aprendizes ensinou suas técnicas para uma trupe de ópera de Pequim. Isto manteve a tradição viva e ela foi espalhada junto com as viagens do grupo.

Um dos objetivos do aluno era dar poder para os atores, a luta garantia proteção e segurança. Em uma rebelião contra a dinastia alguns atores usaram suas técnicas no combate.
Os rebeldes perderam a batalha, e as óperas e teatros também estavam proibidos em todo o território chinês.
As artes marciais continuaram a ser praticadas na clandestinidade até a formação de um novo governo.

O começo dos filmes de luta na China

Quando a China começou a produzir seus próprios filmes faltavam atores. E o lugar mais provável para acha-los era nas óperas de Pequim.
As óperas eram um lugar dominado por homens, que faziam inclusive os papeis femininos. O treinamento de um ator de ópera é no estilo militar. Acrobacias e exercícios são diários e intensos. O próprio Jackie Chan veio de uma ópera de Pequim.
O cinema apareceu na China como uma forma de arte inferior, uma cultura importada do ocidente. Era desonroso para os homens trabalharem no cinema.

filmes-de-luta-china
Foi aí que as mulheres tomaram conta. Elas atuavam como homens nos mais duros filmes de luta.
Quando os filmes passaram a ser falados, a China obrigou todas as produções a serem gravadas em Mandarim, o idioma local. A maioria dos produtores migraram para Hong Kong, aonde as leis eram mais amenas. Logo após a ilha foi invadida pelo Japão, o que parou a produção dos filmes de artes marciais.
A china voltaria a salvar o gênero com um personagem um tanto popular: Wong Fei-hung. Wong foi muito popular na China, fez diversos filmes, e foi personagem em outros tantos após sua morte.

Além de conhecimento de luta, Wong era patriótico e tinha vasto conhecimento na medicina chinesa. Ele começara a introduzir o humor nos filmes de artes marciais, estilo que faz sucesso até hoje.
Huang também fez com que os filmes ficassem mais técnicos, as artes marciais ganhavam mais espaço que as coreografias e cantos. Ele era descendente direto de um dos Shaolins.
Mesmo coma popularidade do personagem de Huang, as mulheres ainda eram as verdadeiras estrelas nos filmes na década de 50. Pei-Pei Cheng era uma das mais famosas, e normalmente ainda fazia papéis masculinos.

O estúdio The Shaw Brothers – História Filmes de Luta

O estúdio Shaw Brothers em Hong Kong é um marco nos filmes de artes marciais. Eles construíram uma minicidade em uma região remota do país, aonde os filmes eram feitos. Todos os profissionais envolvidos moravam no local.

filmes-de-luta-historia

Os diretores do estúdio ainda faziam filmes no estilo das óperas, com muita coreografia e música, ou com pura ação.
O sucesso dos filmes de Samurai japoneses fez com que o estilo mudasse seu conceito.
Os Shaw Brothers agora faziam filmes com dramas e histórias mais complexas. Criavam uma diferente empatia com o espectador. Até o famoso diretor cult Akira Kurosawa era imitado nos filmes de Hong Kong.
Os Shaws Brothers criaram o estilo adotado até hoje no gênero: lutas de alta qualidade, drama e cenas de comédia.

A Câmara 36 de Shaolin

Um dos filmes de luta que marcou esta época foi o A Câmara 36 de Shaolin. Na época filmes de artes marciais sempre eram estrelados por galãs e heróis com poderes especiais.

filmes-de-luta-shaolin

Um filme feito apenas com monges parecia que ia ser uma falência. Mas o diretor Liu Chia-Liang, mestre em artes marciais, fez um dos filmes mais populares de todos os tempos.
O monge teria que passar por 36 câmeras, mostrando suas diferentes habilidades de sobrevivência.

Bruce Lee – História dos Filmes de Luta

O americano Bruce Lee deu um passo gigante para os filmes de artes marciais ficarem populares no mundo todo, principalmente no ocidente
Ele era extremamente carismático e tinha os movimentos mais plásticos já vistos no cinema. Ele começou no teatro antes de treinar esportes de combate. Seu ritmo fazia com que as cenas parecessem muito reais.

filmes-de-luta-bruce-lee

Os Estados Unidos não estavam prontos para ter uma estrela asiática, Lee se mudou para Hong Kong.
Em toda sua trajetória ele nunca deixou de estudar as artes marciais. Quando os americanos se renderam a Lee, ele já estava vários passos à frente de todos os outros atores.
Bruce foi o primeiro a filmar filmes de artes marciais em cenários contemporâneos, e não na Ásia Feudal.
Feito apenas quatro longas na carreira, Lee morreu de um edema cerebral em 1973. Ele deixou um legado que mantem o estilo vivo até hoje.

A ópera salva novamente os filmes de Luta

A grande lacuna deixada pela morte de Bruce Lee foi preenchida nos EUA por algum tempo em séries de artes márcias na TV. Mas os longas ainda estavam escassos no mercado.
Foi aí que surgiu uma figura que é um dos atores mais bem pagos de Hollywood.

filmes-de-luta-jackie

Jackie Chan começou sua carreira artística ainda pequeno na ópera de Pequim, hoje já fez mais de cem filmes no ocidente e oriente.
O ator fez um filme autobiográfico quando contando sua história na ópera: Painted Faces. Jackie chegou a atuar como dublê em um filme de Bruce Lee.
Seu maior sucesso, Rush Hour 2, foi o filme de artes marciais mais visto na história do cinema. Mesmo com 62 anos, o ator ainda dispensa dublês em todas as cenas de ação.
Não foi fácil transformar Jackie em uma grande estrela do cinema. Tentaram fazer de Chan o novo Bruce Lee, foi um verdadeiro fracasso.
Bruce e Jackie eram completamente diferentes. Chan era engraçado, e consegui mesclar golpes técnicos com cenas de humor.
O festival nacional de cinema de Hong Kong foi outro grande marco na história dos filmes de artes marciais. O gênero novamente ficou em alta em todo o país. Um artista revelado no festival foi Jet Li, um dos principais atores da atualidade.

filmes-de-luta-bruce-jet

O festival levou os filmes de luta ao mundo moderno. Tecnologias e efeitos especiais já estavam sendo usadas nas películas de luta. Li se tornou uma estrela no ocidente, considerado o novo Bruce Lee.
O ator era um exímio lutador e conseguia atuar em diversos estilos de filmes.

O Tigre e o Dragão

O Tigre e o Dragão foi o filme de artes marciais mais aclamado pela crítica na história do gênero. Levou quatro Óscares em 2001, estava concorrendo a oito.

filmes-de-luta-tigre

Foi um marco histórico um filme em mandarim fazer tanto sucesso no ocidente. O Netflix produziu uma sequência que foi lançada em fevereiro de 2016.

filmes-de-luta-matrix

Os filmes de artes marciais ainda influenciam toda película de ação. Suas sequências de lutas e golpes são vistos em filmes de heróis, comédias e aventuras. Matrix é um filme ocidental com larga influência nas artes marciais. A trilogia de ficção científica ganhou quatro Óscares técnicos e é considerado um cult no mundo do cinema.