Wai Khru Ram Muay

A profissionalização das lutas, e o crescimento do MMA, afastou as artes marciais de suas tradições! Cada estilo de luta tem sua história e hierarquia, o Muay Thai não é diferente.

Conheça hoje uma cerimônia pré luta que é tradição na Tailândia! Este ritual, além de encantar pela plasticidade, tem um significado espiritual para cada lutador! Todo praticante da arte deveria conhecer um pouco sobre está prática ainda comum no país berço do esporte!

combos-venum-brasil

O que é Wai Khru Ram Muay?

Wai = Ação de unir as mãos como em prece para mostrar respeito.
Kru = Podemos traduzir como professor/treinador
Ram = Antigo estilo de dança tailandesa
Muay = boxeador

wai-khru-muay-thai

O Wai Khru é uma cerimônia sagrada antes da luta. O atleta circula o ringue por três vezes, depois se curva, fazendo três reverências. Este ato simboliza repeito ao homem e ao seu deus, Buda pela tradição religiosa do país. O lutador também pede proteção para ele e seu adversário.

wai-khru

Após as reverências, ele começa a coreografia! Esta sequência de movimentos é pessoal, e além de mostrar o estilo do atleta, pode dar dicas de quem foi seu trinador ou qual sua academia de origem!

Estas coreografia podem ser simples ou complexas, o que vale é a interação dos expectadores.

Muitas vezes o atleta usa um adorno na cabeça chamado” Mongkhon”, e  também espécie de munhequeiras chamadas “Pra Jiad “. Estes aparatos são usados apenas na Tailândia, e não em outros países com tradição nas origens do esporte como o Camboja e Myanmar.

wai-khru-thai

Outro componente do Wai Khru Ram Muay é a música, lembrando que o Muay Thai veio da sartes dramáticas, então a  influência artística é presente até hoje.

Normalmente a música é tocada com instrumentos tradicionais como: Glong-Kag (tambor duplo), Glong-Kag (flauta javanesa) e o Ching (uma espécie de chimbau).