O Venum Blog vai ensinar como treinar Cross-Training com segurança
As lesões no Cross-Training podem ser evitadas, ou reduzidas, com alguns procedimentos de segurança. Assim como todos outros esportes de força, o Cross-Training exige alguns preparos e cuidados para sua atividade física não virar um pesadelo.
Dicas para ingressar no Cross-Training com segurança
Veja as melhores dicas para você ingressar neste esporte evitando o máximo se machucar.
1- Escolha com cuidado o Box que você vai treinar
Cross-Training em si pode não machucar, mas coaches ruins sim! Pesquise bem o Box que você vai treinar, e confira se o Coach tem as certificações necessárias para a profissão.
Também leia os comentários e depoimentos de alunos e atletas nas redes sociais. Sempre busque indicação de algum amigo que já está no esporte na escolha do seu primeiro box.
2 – Se quiser competir, tenha calma
O Cross-Training hoje em dia é um esporte, e existem campeonatos pelo Brasil e o mundo. Caso queira entrar no mundo do Cross-Training para melhorar sua saúde, e o fazer como um hobby, as chances de lesões serão bem menores que atletas que treinam profissionalmente.
Todos esportes de alto nível tem sérias lesões. Você deve se prepara muito bem antes de pensar em se tornar um competidor. Fortaleça seu corpo e melhore sua cordeação até estar pronto para competir. Apenas seu coach pode dizer quando este momento vai chegar, e quanto tempo leva para sua evolução.
3- Não ignore a dor
A segurança no Cross-Training é baseada em auto conhecimento. A dor é um sinal importante no corpo, e não pode ser ignorada por completo, principalmente quando ele se torna habitual em uma área exclusiva do corpo. Se um ligamento ou junta dói sempre que você está treinando, algo está errado
Esqueça um pouco as frases motivacionais do esporte, e sempre escute seu corpo. Isto não quer dizer que tudo será uma mar de rosas, e você não vai sofrer para evoluir. Mas você tem que aprender a diferença entre ter dor nos músculos, fatiga cardio respiratória da dor aguda nas juntas que realmente pode indicar uma lesão.
4- Quanto mais curto o treino, mais longo o aquecimento
O aquecimento é umas das melhores formas de evitar lesões no Cross-Training. Quanto menor for o seu treino, passe maior tempo aquecendo, porque ele será mais intenso e vai exigir que corpo esteja quente.
Para completar o treino Fran, é ideal que se faça um aquecimento de 35 minutos. Já para o mais longo Murph, um aquecimento de 5 minutos é ideal.