Os níveis de energia de uma pessoa, atleta ou não, naturalmente aumentam e diminuem ligeiramente durante o dia.

Existem inúmeros fatores que podem afetar esse fluxo e refluxo natural no seu corpo.

combo-jiu-jitsu

Alguns deles são os níveis de sono e estresse, a intensidade e periodicidade dos treinos e os alimentos que a pessoa ingere.

O objetivo de uma pessoa ao fazer uma refeição ou lanche é sempre reabastecer seu tanque para se sentir mais energizado para o treino, ou tarefas diárias. No entanto, alguns tipos de alimentos que consumimos podem esgotar nossa energia, tendo o efeito contrário.

alimentos-que-diminuem-a-energia-atletas

Vamos agora ver 3 alimentos que têm o potencial de drenar sua energia?

3 alimentos que podem estar acabando com seu gás no treino!

Cereais matinais, iogurtes e outros alimentos com açúcares adicionados

alimentos-que-diminuem-a-energia-sucrilhos

Muitos alimentos que encontramos no mercado são recheados de açúcares adicionados, mesmo passando uma ideia que são saudáveis. Os mesmos, quando consumidos diariamente, podem colocar lá embaixo seus níveis de energia.

Os cereais matinais são considerados por muitas pessoas uma parte importante de uma rotina de café da manhã saudável e revigorante. Mas na verdade, muitos desses produtos não conseguem entregar a energia e nutrientes que você precisa para começar bem o dia.

Bebidas Energéticas

Aerinle_energy-drinks

É fato que as bebidas energéticas podem fornecer um aumento de energia a curto prazo. Por mais que os fabricantes ponham ingredientes estimulantes em suas formulações, pesquisadores já provaram que a maioria dos efeitos de aumento de energia são atribuídos ao açúcar e à cafeína que essas bebidas contêm.

Como já falamos no início desse post, ingerir grandes quantidades de açúcares adicionados pode fazer com que sua energia suba e caia drasticamente, fazendo com que você se sinta mais cansado do que antes de consumir a bebida.

Pão Branco, Massa e Arroz

alimentos-que-diminuem-a-energia-pão-branco

Os grãos em geral costumam ser ricos em carboidratos, os nutrientes que fornecem ao corpo uma boa fonte de energia.

No entanto, a maioria dos grãos que consumimos são processados. Os mesmos são encontrados no pão branco, massas não integrais e no arroz branco.

Estes grãos na verdade podem causar mais danos do que benefícios no que diz respeito aos seus níveis de energia.

Isso acontece em função que camada externa do grão contendo fibra, conhecida como farelo, é removida durante o processamento.

Por isso, os grãos processados contêm níveis mais baixos de fibra e tendem a serem digeridos e absorvidos mais rapidamente do que os grãos inteiros, não dando os níveis de energia que você precisa!

Prontos para cortar esses alimentos de sua dieta?