Teófilo Stevenson foi campeão em 1972, 76 e 80.
Teófilo foi o maior lutador de Boxe da história das Olimpíadas. O cubano ganhou a medalha de ouro por três vezes. E só não ganhou uma quarta pelo boicote de Cuba nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984.
O lutador teve inúmeras propostas para se profissionalizar, mas diferente de diversos atletas que fugiram da ditadura buscando uma vida melhor, Teófilo recusou todos convites para continuar em sua terra natal. Na época, Cuba ficava nas primeiras posições no quadro de medalhas, fato que mudou com o fim da União Soviética e a degradação da economia do país. Nas Olimpíadas de 1980, o país ficou na quarta posição, apenas atrás da União Soviética, Alemanha Oriental e Bulgária. Os Estados Unidos boicotaram as Olimpíada de 1980, que aconteceram em Moscou. No Japão, nas Olimpíadas de Tóquio em 2021, Cuba ficou na 14 posição.
Teófilo Stevenson tem mais de 300 vitórias na carreira
Teófilo é considerado um dos maiores lutadores de todos os tempos, mesmo sem nunca ter postos os pés em Las Vegas. O cubano anotou mais de 311 vitórias em sua carreira de 320 lutas.
Teófilo já mostrava ter mãos pesadas como adolescente. Aos treze o menino deixou a cidadela Las Tunas para treinar nos novos centros do governo em Havana.
O esporte profissional estava proibido desde 1962, qualquer atividade esportiva era regulamentada pelo governo. Um técnico soviético de nome Andrei Chervonenko foi o fundador da “Escuela de Boxe”, academia estatal responsável pelo desenvolvimento de diversas estrelas do boxe amador.
Teófilo Stevenson ganhou a maioria dos campeonatos amadores em cuba e no mundo. Seu primeiro grande feito foi ganhar o ouro entre os pesos pesados nas Olimpíadas de Munich em 1972. O atleta bateu o franco favorito Duane Bobick, que o havia vencido em campeonatos amadores. Foram as primeiras medalhas do país no esporte. Teófilo repetiu o feito outras duas vezes, no Canadá e na União Soviética. Stevenson era o franco favorito em 1986 nas Olimpíadas de Los Angeles. Mas Cuba, por indicação da URSS, boicotou os jogos no auge da guerra fria.
Teófilo Stevenson recusou contratos milionários durante a carreira
O cubano foi convidado por diversas vezes para desertar do país e competir profissionalmente nos Estados Unidos. Caminho que muitos atletas traçam buscando liberdade e melhores condições de vida. Teófilo preferiu se manter na ilha, certa vez ele proferiu a seguinte frase: “O que são um milhão de dólares perto de oito milhões de cubanos que me amam.”
A Teófilo foi até oferecida uma luta contra o lendário Ali, lutador que era constantemente comparado. Teófilo Stenvenson faleceu aos 60 anos de ataque cardíaco.