Tendinite no Treino: veja como evitar esse mal que assola diversos atletas
Dificilmente algum atleta não sofreu com tendinites na vida. A tendinite é causada por movimentos repetidos em excesso, estresse ou um trauma em alguns músculos e articulações.
Esportes e uso excessivo de alguns aparelhos, ou movimentos, são as principais causas do ma. Mas nem só atletas pode desenvolver a doença, qualquer pessoa ativa pode ser atingida por esse mal.
Na doença o tendão fica inflamado e acaba causando atrito com osso ou nervo. Causando dor e dificuldade na movimentação.
Agora veja algumas dicas para você blindar seu corpo contra tendinites.
Dicas para evitar Tendinites na sua Rotina de Treinos
– Nunca esqueça de se aquecer antes de sua prática favorita. A conta 5×30 pode ser usada: 5 minutos de aquecimento para cada 30 minutos de atividade física.
– Não esqueça de aquecer as articulações específicas que você vai usar. Outro passo importante é alongar seus tendões e músculos, sempre de forma gentil.
– Respeite o ritmo do seu corpo na hora de evoluir no seu esporte favorito. Se você gosta de musculação, não exagere no peso, muito menos escape os dias de descanso.
– Não repita seu treino por semanas, ou até meses. Sempre varie os ângulos, e peça aos eu treinador novas rotinas. Diferentes exercícios diminuem a chance de você estressar um tendão.
– Sempre coloque a técnica e o conhecimento na frente da força, ou de qualquer atalho que o esporte possa lhe trazer.
– Todos os esportes têm sua técnica própria e a maneira correta de executar seus exercícios. Repetições erradas podem causar tendinite e até lesões mais graves.
– Transforme sua casa e seu ambiente de trabalho em um lugar que não vai causar estresse no seu corpo. Ajuste a altura do seu computador na distância e altura ideal, e também evite cadeiras desconfortáveis ou com muitos anos de uso.
– A dor é o aviso do seu corpo pedindo para parar. Diferencie aquele cansaço saudável, de uma possível lesão. Sempre consulte um médico antes de sua condição piorar.
– Se você compete em alto nível em qualquer esporte, faça uma preparação extra na academia, ou em alguma atividade funcional. Isso vai blindar seu corpo na atividade principal.