Royler Gracie: um dos melhores lutadores da família mais tradicional do Jiu Jitsu
Royler é filho do maior nome do esporte até hoje, Hélio Gracie. Que o introduziu ao Jiu Jitsu ainda nas fraldas. No começo, a arte marcial era levada como diversão, muitas vezes o pequeno Royler jogava bola durante os treinos.
Ainda na infância, o treinamento começou a ficar mais sério. Royler, com apenas 7 anos, ia do Botafogo até Copacabana para treinar na academia do primo Rolls Gracie.
Rolls talvez seja um dos lutadores mais lendários da família. Morto em um acidente de asa delta, com apenas 31 anos. Rolls era tido como um espetacular lutador, além de fera no surf e outros esportes radicais. O falecido da família Gracie também foi o primeiro a introduzir golpes do wrestling e sambô à arte suave!
De Rolls, Royce herdou o amor pelos esportes da natureza, o mestre também é um exímio surfista. Além da coragem e habilidade em se adaptar à situações adversas.
Quando Rolls se foi, Royler Gracie acabou migrando para a academia de seu irmão Rickson.
Royler Gracie fez 10 lutas de MMA
Royler tem dez lutas de MMA na sua carreira, são cinco vitórias, e cinco derrotas. O lutador fez seu nome mesmo na arte suave, se mantendo invicto por diversos anos, sem sequer levar um ponto. Foram anos de domínio e inovação no esporte.
Royler também herdou de seu primo o entusiasmo para treinar outros estilos de luuta. O Gracie era ótimo no Judô, conseguindo até uma medalha de prata no campeonato brasileiro.
Uma das maiores tarefas de Royler foi assumir o controle da tradicional academia Gracie Humaitá, depois que Rickson Gracie se mudou para os Estados Unidos.
A invencibilidade acabou em 1987, quando ele acabou perdendo para o Mestre De La Riva por apenas uma vantagem. O Gracie foi finalizado a primeira vez em 2003, pelo americano Eddie Bravo no ADCC.