Migrando para o Bellator o atleta vai ganhar mais?

O UFC é a maior organização de MMA do mundo. Sempre foi conhecida por contratar atletas de destaque de outras organizações. O surgimento dos Free Agents, ou empresários independentes, fez com que este jogo mudasse um pouco.

O evento ainda tem maior pode de negociação na hora de fechar um contrato. Maior estrutura, alcance da mídia, e em alguns casos de bolsas também. Mas com uma lista de lutadores gigante, e cinturões mudando de mãos com frequência, ficou mais difícil pagar dezenas de atletas de ponta altos salários.

Outro motivo da debandada é o contrato de exclusividade da organização com uma grande empresa de material esportivo. Os atletas não podem mais exibir o banner antes da luta nem as roupas de seu patrocinador. Os pequenos patrocinadores tinham grande importância na vida dos atletas que estão começando no esporte.

Benson Herdenson: migrando para o Bellator

migracao-para-o-bellator

Ben Herderson foi um dos primeiros atletas que provaram que se pode continuar ativo migrando para o Bellator. O atleta diz que uma das razões de sair do UFC é dependência pelos bônus da noite. Muitas vezes só assim o atleta consegue sair com uma bolada de dinheiro. Um salário fixo seria mais atraente para os lutadores, assim eles poderiam planejar melhor seus gastos, como pagar hipoteca ou um simples aluguel.

Josh Thomson, outro lutador que acabou migrando para o Bellator, reclama que não existe negociação no UFC. O agente é uma figura sem poder, as lutas e os contratos são inegociáveis segundo o atletas.

migrando-para-o-bellator-rory

Outros lutadores de ponta assinaram com o Bellator: Chael Sonnen, Matt Mitrione e o fenômeno Rory MacDonald.

O outro lado da moeda

migrando-para-o-bellator-joe

O UFC se tronou maior que o esporte pela sua enorme visibilidade na mídia. Lutar em eventos menores pode também ter seus problemas. O lutador Joe Warren (14-5) não teve absolutamente nenhum patrocínio na sua última vitória contra Sirwan Kakai no Bellator 161. Após uma derrota, todos os patrocinadores o deixaram, e a baixa luva quase não cobriu os custos do camp.

Joe é um dos maiores nomes do evento, e tem uma vitória contra o atual campeão Eduardo Dantas.