Quando chega o dia de treinar ombro bate aquela preguiça? Você acaba trocando seu treino de ombro por outros membros? Se sua resposta foi sim, você deve considerar sua rotina de exercícios.
Hoje vamos explicar porque nunca devemos esquecer de exercitar esta parte tão complexa e importante do nosso corpo.
O Ombro é articulação mais móvel do ser humano
Nosso ombro é a articulação mais móvel e instável do corpo. Esta “bola”´ que vemos na parte de cima do braço é maior e mais abrangente do que imaginamos.
Sendo uma articulação com grande amplitude de movimentos, também é suscetível a lesões.
O segredo é manter o ombro o mais estável possível, e para isso, ele precisa ser sustentado com excelência pelos músculos, ligamentos e tendões.
Tecidos Moles devem ser fortalecidos
Então, nunca se esqueça, é essencial que esses tecidos moles sejam fortalecidos para manter o ombro saudável, ativo e flexível. Seu ombro necessita estar coordenado e condicionado para lidar com situações adversas no seu treino ou até em suas tarefas do dia-a-dia.
Uso no Dia-a-dia
Não é apenas no treino que seu ombro pode sofrer lesões ou desgastes a longo prazo. Diversas tarefas diárias necessitam de um ombro forte.
Desde levantar mantimentos, qualquer tipo de trabalho manual, limpar a casa, cuidar de crianças, etc.
Portanto, é fundamental que todas as pessoas tenham ombros saudáveis. Mas isso é ainda mais aconselhado para atletas, que são vulneráveis a lesões por uso excessivo desta parte do corpo.
Manguito rotador
Existem pequenos músculos em volta da articulação do ombro que são chamados de músculos do manguito rotador. Eles são essenciais para que sua articulação funcione adequadamente. Fraqueza em um dos quatro músculos do manguito pode causar instabilidade na região, o que certamente vai levar você a uma ou mais lesões em breve.
Como fortalecer o ombro
Você pode fazer exercícios para fortalecer os músculos do ombro e do manguito rotador em casa, no trabalho e principalmente na academia.
Antes de fazer estes exercícios sozinho em casa ou no trabalho, consulte seu treinador ou professor da academia.
Estes exercícios podem ser inclusos em sua rotina regular de exercícios ou feitos separadamente.
Estes músculos do manguito rotador são muito pequenos e sensíveis. Então, tome cuidado para não exagerar na carga ou nas sequências, principalmente se estiver parado muito tempo.
Outro fator importante é sempre manter o equilíbrio entre os músculos do manguito rotador dianteiro e traseiro.
É comum atletas amadores e profissionais sobrecarregarem seus músculos frontais, treinando apenas os principais grupos musculares. Eles treinam costas, tórax, ombros e braços, todos os quais giram internamente o ombro. Isto acaba deixando os músculos usados na rotação externa mal trabalhados.
Procure hoje mesmo seu professor e peça para reforçar suas séries de ombro!
Bons treinos a todos!