Conheça a história de um dos maiores templos da maromba no mundo

A Muscle Beach é uma academia ao ar livre que originalmente era situada em Santa Mônica, hoje em dia o espaço é localizado em Venice Beach. Uma viagem à Califórnia fica incompleta sem conhecer um dos maiores templos da musculação mundial.

Além de ter sido ponto de partida de diversos atletas de fisioculturismo, o local faz parte da cultura de praia californiana. A Muscle Beach foi o berço do primeiro boom de exercícios ao ar livre, na década de 50.

Muscle Beach foi fundada em 1934

muscle-beach-arnold

A Muscle Beach é filha da grande depressão americana. O governo, para reaquecer a a economia, criou diversas obras públicas ao redor do país. é este complexo esportivo foi um deles. A versão original era bem simples, e usada pelos moradores para jogar boliche e ping pong.

Outro fato negativo acabou contribuindo para o crescimento da academia: o terremoto de 1933. A catástrofe acabou destruindo a maioria dos ginásios cobertos na cidade. Em uma das metrópoles que menos chove no mundo, a Muscle Beach virou sucesso absoluto em Los Angeles.

No começo a musculação não era o esporte favorito no local. As ginásticas gerais tomavam conta da praia. Mas isto já chamava uma multidão para ver os atletas mais sarados da cidade. Jack LaLanne e Joe Gold faziam provas malucas como terminar 1000 flexões em um tempo determinado, ou nadar milhas sozinhos pelo oceano.

No auge do fisioculturismo na academia, atletas de todas as partes do mundo vinha treinar e ficavam alojados na frente do local. Mais de 2 mil pessoas compareciam aos campeonatos e apresentações nos finais de semana. Eram cobrados apenas 100 dólares mensais de cada atleta, e o mesmo tinha direito a moradia e alimentação. O local fechou suas portas em 1959, sem absolutamente nenhum aviso aos seus frequentadores.

A nova Muscle Beach foi construída em Venice

muscle-beach-california

Depois do fechamento do local original, a atenção dos bodybuilder se voltou mais ao sul. Depois de alguns anos os atletas começaram a chamar a facilidade em Venice de Muscle Beach. Muitos dos frequentadores originais não gostaram, por isso a cidade adicionou o nome da praia ao final da nomenclatura oficial.

Hoje em dia a Muscle Beach Venice ainda atrai diversos atletas e turistas, mas perdeu o encanto das épocas douradas da academia. Muitos famosos, bodybuilder profissionais ou não, frequentavam o local.

muscle-beach-venice

Dave Draper, Larry Scott, Arnold Schwarzenegger, Danny Trejo, e o fundador da gangue de Los Angeles Stanley Tookie Williams eram vistos com frequência levantando os pesos na academia mais tradicional à beira do Oceano Pacífico.