Ex-campeão Anthony Pettis é a nova vítima da onda de contusões
O UFC enfrenta uma das fases mais turbulentas desde sua criação, 22 anos atrás. Nem em épocas, que o evento esteva a beira de falir, Dana White teve tantos problemas dentro e fora do octógono.
A recente suspensão do campeão dos meio-pesados Jon Jones e o polêmico contrato exclusivo de patrocínio com uma marca de tênis, estariam deixando o presidente do UFC de cabelos em pé, caso ele tivesse algum sobrando na cabeça. Mas com certeza, as lesões no UFC são sua maior preocupação. As inúmeras mudanças de card em 2015 fez com que o maior cartola do MMA tomasse providências. Confira os planos do UFC para evitar as lesões no MMA.
Dana White pretende seguir sistema da NFL para evitar lesões no UFC
O ex-campeão dos pesos leves Antony Pettis anunciou que não poderá enfrentar Miles Jury em julho. O UFC on Fox 16 é a nona edição do evento este ano que teve a luta principal ou o co-main event cancelados, o UFC promoveu apenas 14 eventos em 2015. A maioria das lutas foi suspensa por lesões, mas nem todas: Hector Lombard falhou no exame antidoping e Jon Jones está com problemas na justiça.
A máxima que nunca um atleta entra 100% saudável na luta pode até ser realidade, mas existe uma grande diferença entre estarem 75% e 99%. E muitas vezes, pequenas lesões podem lhes custar a vitória. Em um esporte que basta uma má atuação para ser demitido, ou uma derrota para perder metade da bolsa, o atleta vai sempre escolher atuar com o corpo são, mesmo que meses depois da data original.
A grande dúvida é até que ponto isso aumenta o desinteresse dos fãs, ou se realmente eles se acostumaram com essas situações, já as considerando inerentes ao esporte. Não é porque os meninos da Caverna do Dragão nunca acharam o caminho de casa, que você deixou de assistir os desenhos animados.
Solução das lesões no UFC pode vir em longo prazo
Dana White anunciou que o UFC vai começar a construção de um centro de reabilitação em junho, o local deve ficar pronto em meados de 2016. Esse centro vai contar com médicos e fisioterapeutas de ponta que irão garantir um tratamento moderno e eficaz para os atletas lesionados. As lesões no UFC normalmente acontecem nos treinos, uma pequena porcentagem é causada durante as lutas.
As lesões no MMA acontecem desde a invenção da modalidade, mas o crescimento do esporte fez com que os danos por eventos cancelados aumentassem na mesma proporção.
Dana White culpa o sistema de treino dos atletas pelo caos de lutas canceladas no UFC. São academias grandes, muitas vezes com mais de dez lutadores de ponta, que acabam indo para guerra todos os dias durante o treino. Existe muita dificuldade em controlar o ego e o impulso de 20 estrelas treinando juntas, sendo que mais de metade delas já tem luta marcada.
Dana White fez críticas a uma academia em especial, a AKA (American Kickboxing Academy). A academia de San Jose, na Califórnia é a casa do campeão dos pesos pesados Cain Velasquez e de Khabib Nurmagomedov. Ambos atletas tem um grave histórico de lesões, o campeão está desde 2013 sem lutar. Dana criticou o excesso de contato físico, e falou que Cain pode perder o cinturão caso se machuque mais uma vez.
NBA e NFL investem em pesquisa para combater as lesões.
A NFL (liga profissional de futebol americano) também sofreu muito com lesões. Cansados de ver suas principais estrelas no banco, em uma temporada que já é curta, os diretores resolverem investir em educação. Todos os médicos dos times são obrigados a assistirem palestras e aulas na sede da federação. Foram criadas comissões de saúde para quase todas as partes do corpo. Existe a comissão para coluna e espinha, assim como pés e tornozelos.
Outro ponto importante foi a educação nos treinos, os atletas treinam duro apenas uma vez por semana durante a temporada.
NBA conta com a tecnologia para evitar lesões
A NBA (liga profissional de basquete) fez parceria com diversos laboratórios esportivos nos Estados Unidos para testar seus atletas. Os atletas com um histórico maior de lesões são levados parta um laboratório, aonde são realizados testes específicos. Cada movimento do atleta vai para um computador, depois da analise é possível corrigir alguns movimentos prejudiciais ao seu corpo.
A NBA também utiliza câmeras nos estádios para monitorar os movimentos de seus jogadores, mais de trinta arenas já estão ocupadas com esse sistema. A liga reúne os dados para poder corrigir movimentos nocivos e hábitos na quadra que podem interferir na saúde do atleta
Confira as principais lesões de 2015
Chegou a hora de dar nomes aos bois nessa onda de lesões no UFC. Confira apenas alguns dos casos que estão preocupando Dana White
– O campeão Cain Velasquez teve que anular a disputa de cinturão contra o brasileiro Fabricio Werdum
– Khabib Nurmagomedov não poderá testar sua invencibilidade contra Donald Cerrone
– Alexander Gustafsson está fora da luta na Alemanha.
– O campeão dos leves Rafael dos Anjos não tem previsão de volta.
– TJ Dillashaw teve que adiar a revanche contra Renan Barão
– Disputa entre Belfort e Weidman foi anulada duas vezes.
– Ex-campeão Anthony Pettis anunciou que voltará ao octógono só em 2016, por uma lesão no cotovelo.
Fonte de imagens: NY Post, Fox Sports, MMA Mania, NBA.COM.