Jack Dempsey foi um dos primeiros heróis americanos no esporte. Seu nome era grande como o astro do Baseball Babe Ruth e o jogador da NFL Red Grange. Jack fez muito pelos esportes de combate no começo do século passado. O adjetivo pioneiro nunca combinou com algum atleta tão bem.

jack-dempsey-boxing

Dempsey foi um dos primeiros atletas a usar com perfeição as duas bases, e também fazia pêndulos como ninguém na época. Isso somado a um poder de nocaute nas duas mãos inédito na época. Ele nocauteou adversários em 14 e 18 segundos.

Dempsey era ídolo de Mike Tyson, seu card de 78 lutas teve 39 nocautes, recorde que o fã quebraria quase um século depois. Lembrando que muitas de suas lutas no começo da carreira não tiveram contagem oficial.

Jack Dempsey saiu de casa aos 16 anos

O jovem Jack saiu cedo de casa, aos 16 embarcava do Colorado para o oeste em trens com moradores de rua. De cidade em cidade, brigando na rua, ele aprendeu a lutar.

jack-dempsey-vs-luis-angel

Quando percebeu que era bom de briga, visitava bares e desafia homens muito maiores e mais velhos para uma luta valendo dinheiro.

Até que em Sal Lake City, capital do estado de Utah, ele foi descoberto por um treinador.

Jack Dempsey era o rei dos nocautes

Ele já se mostrava uma estrela no inicio de sua carreira profissional, mas Jack Dempsey realmente despontou quando foi empresariado por Jack “Doc” Kearns.


Com Doc, Jack nocauteou Fireman Jim Flynn, Fred Fulton, Battling Levinsky e Gunboat Smith.

Jack deteve o título mundial dos pesados de 1919 até 1926.  Nesse tempo como campeão ele derrotou todos os grandes nomes da época. Em destaque para um evento ao ar livre em Ohio, ele desafiou Jess Willard, e o derrubou sete vezes no primeiro round.

Outra grande vitória veio contra o argentino Luis Angel Firpo em Nova Iorque. Mesmo sendo arremessado para fora do ringue com um golpe, Jack retornou ao combate e nocauteou seu adversário para a alegria de 80 mil pessoas.

jack-dempsey-boxe

Dempsey acabou perdendo o título para o general da marinha Gene Tunney. Jack continuou popular nos Estados Unidos até sua morte em 1983, com 87 anos.