Defesa pessoal no Jiu Jitsu
O Jiu Jitsu está em um nível de popularidade que os Gracies nunca imaginariam quando o esporte foi desenvolvido. Existem academias de arte suave em todos os cantos do mundo, e novos campeões sendo formados das mais diversas nacionalidades. As competições acontecem nos mais diversos formatos e com premiações milionárias.
Mas o Jiu Jitsu esportivo se distanciou do tradicional em alguns aspectos. Um deles, é a falta de aulas de defesa pessoal em algumas academias. Muitas vezes um atleta é faixa roxa, com diversos títulos e patches no Kimono, mas não se defender de uma garrafada ou outro tipo de agressão na rua.
De nada adianta ser exímio no tatame se você não tem capacidade de preservar sua integridade física contra atos covardes.
Defesa pessoal no Jiu Jitsu era obrigatória no começo do esporte
Quando os irmãos Hélio e Carlos Gracie desenvolveram o Jiu Jitsu Brasileiro, a defesa pessoal era a primeira parte do esporte que o aluno aprendia. Muitas vezes ele ficava até um mês aprendendo a se defender, para depois treinar os armlocks e raspadas.
Sempre procure uma academia que mostre a arte como um todo, que seus ensinamentos possam funcionar para ganhar medalhas, mas também para a defesa pessoal.