Usar a guarda no Jiu Jitsu faz parte da evolução de qualquer atleta

A guarda é uma posição complexa, com uma variedade infinita de detalhes. Novas posições surgem toda hora, e um atleta de ponta tem que estar sempre se atualizando.

O Venum Blog vai mostrar quatro dicas que podem ajudar todos os atletas que gostam, ou querem aperfeiçoar o jogo por baixo. Confira aqui!

Dicas Guarda no Jiu Jitsu

Confira as dicas quentes para elevar sua guarda para o próximo nível.

1- Ângulos

Cada movimento da guarda exige que seu copro fique em um ângulo adequado. Preste muita atenção quando seu mestre mostrar as posições, e tente buscar sempre o melhor ângulo para uma raspagem ou finalização. Este detalhe é muito importante para gerar alavanca. A posição e a pegada podem estar perfeitas, mas você não vai sair do lugar se o ângulo não estiver correto.

guarda-no-jiu-jitsu-dicas

2- Use Fintas

As movimentações da guardas são mais fáceis de serem telegrafadas do que de posições dominantes. O atleta que está por cima consegue observar com antecedência os ataques. Uma dica é sempre usar fintas, seja raspando ou tentando finalizar. Mude os lados das posições para confundir seu adversário. Sempre tenha um plano B, C e D, caso o A não esteja funcionando. Sempre treine sequência e variações do ataque, não deixe seu jogo cair na mesmice. E sempre treine as posições dos dois lados, não se acostume a fazer ataques sempre do lado “bom”.

3- Deixe sempre seu adversário em posição desconfortável

Nunca deixe o passador em situação confortável. Mesmo usando a guarda aberta, ou aranha, tente quebrar a postura do seu adversário. O trazendo para frente, ou quebrando sua base para os lados.

A maioria das passagens de guarda no Jiu Jitsu exigem uma postura ereta. Manter seu adversário sem postura, o vai deixar sempre na defensiva, mais preocupado em conter as raspagens do que passar sua guarda. Esta é a hora mais fácil de contabilizar um erro do oponente.

guarda-no-jiu-jitsu-cavaca

4- Fortaleça seu quadril

O quadril é uma das partes do corpo mais importantes no Jiu Jitsu. Na guarda ele vai sustentar o peso do oponente, além de ser o pivô das suas movimentações. Um quadril forte e solto é um passo importante para melhorar sua guarda. Guarde um tempo para os exercícios da academia, e se mantenha sempre alongado. Nada de matar no aquecimento as saídas quadril, este fundamento vai lhe ajudar na hora do rola!