fique em forma usando seu próprio corpo
A ginástica natural é baseada no movimento dos animais e do homem primitivo. Esta prática também incorporou movimentos de solo do Jiu Jitsu, e algumas posições de Yoga.
O criador do método é o brasileiro Álvaro Romano: faixa preta em Judô e Jiu Jitsu, professor de Educação Física, surfista e nadador.
Ginástica Natural surgiu em 1982
Segundo os ensinamentos de Álvaro, esta pratica tentar fazer com que o homem volte a se movimentar e exercitar com naturalidade, como nos primórdios de sua existência. A vida do trabalho urbano afastou o homem de suas atividades originais, inclusive dos exercícios físicos. A hipertrofia muscular é o objetivo da maioria das pessoas que querem treinar. Isto muitas vezes trás sérios problemas de saúde: como lesões e encurtamentos, e até enfermidades na mente, como depressão e comportamentos obsessivos para controle do corpo.
Esta atividade tem como objetivo harmonizar os sentimentos, sensações e a intuição. Não importa apenas estar bem fisicamente, mas a saúde mental e espiritual também será trabalhada.
Ginástica Natural usa o peso do próprio corpo
Todos sabemos que a natureza é perfeita em sua harmonia. A ginástica natural usa movimento de diversos animais para fortalecer e alongar o corpo humano. Não é necessário nenhum tipo de peso para executar esta atividade. Muitas posições Álvaro tirou do Jiu Jitsu; arte milenar aperfeiçoada pela família Gracie no Brasil.
A respiração é outra etapa importante desta prática. Veja agora como se aprofundar e começar a praticar esta atividade prazerosa e saudável!
Bibliografia Ginástica Natural
Livro – “Ginástica Natural” Romano, Álvaro (editora Press, 1987)
DVD – “Ginástica Natural” Romano, Álvaro 2011
Imagens: Carioca DNA, ginástica natural