Charlatão para alguns, revolucionário para outros, Eddie Bravo simboliza o BJJ Americano

O americano-mexicano Edgar Cano não imaginou que se tornaria o grappler americano mais conhecido no mundo das Lutas. Edgar, ou Eddie Bravo ao anexar o sobrenome do padrasto, treinou wrestling nos tempos de escola.

Eddie começou nas artes marciais pelo Kung Fu, mas acabou se apaixonado pelo BJJ. Sua vitória sobre Royler Gracie o tornou famoso até hoje. Polêmico dentro e fora do tatame, Eddie Bravo é uma das figuras mais controvérsias do Jiu Jitsu atual.

Dos palcos para os Tatames, o começo do 10th Planet Jiu Jitsu

O garoto de Santa Ana se mudou para Los Angeles com o objetivo de tentar o estrelato. Eddie Bravo trabalhou como DJ e músico muitos anos, e levava a arte marcial como hobby. Em 1994 Bravo começou a treinar Kung Fu em Los Angeles, inspirado nos filmes de Bruce Lee.

Uma fita VHS do primeiro UFC caiu nas mãos do americano. Bravo ficou impressionado com a sagacidade do carioca Royce Gracie. Um homem franzino, como ele próprio, acabando com adversários maiores com chaves e estrangulamentos.

eddie-bravo-bjj

A nova arte o conquistou, e Eddie foi aprender Jiu Jitsu com o brasileiro Jean-Jaque Machado. Jean-Jaque sofre de uma doença que o deixou com apenas dois dedos na mão esquerda. O brasileiro teve que adaptar ganchos e pegadas para sua condição física, e foi campeão do ADCC entre outros grandes eventos do Jiu Jitsu mundial.

O estilo de Jean-Jaque influenciou Bravo, que já criava variações para posições tradicionais desde a faixa azul. O twister era uma posição de wrestling adaptada para o Jiu Jitsu pelo californiano.

Vitória sobre Royler Gracie foi estopim para fama de Bravo

No ADCC de 2003, Eddie Bravo fez história. O americano finalizou a lenda Royler Gracie com um triângulo justo aos 8 minutos de combate.  O ADCC é o principal campeonato sem kimono do mundo, e Royler nunca tinha levado sequer um ponto no torneio, muito menos sofrido uma derrota.

Eddie era ainda um faixa marrom desconhecido do público da luta quando bateu Royler. Eddie perdeu na próxima luta do torneio por pontos, mas o estrago estava feito. Jean-Jaque Machado graduou Eddie faixa preta na volta para os EUA. Bravo aproveitou a fama para abrir sua primeira academia na Califórnia.

A guarda borracha: Eddie inventou ou renomeou a posição?

Eddie Bravo abriu sua escola e deu início a um novo sistema da luta brasileira, o 10TH Planet Jiu Jitsu. A principal diferença entre o sistema de Eddie e o Jiu Jitsu tradicional é a abdicação do kimono.

Eddie Bravo diz que o Jiu Jitsu importou o kimono do Judô japonês, e que as posições fluem melhor sem o traje. O treino sem kimono também ajudava os lutadores de MMA, que não podiam usar a roupa durante os combates. Eddie começou a se interessar pelo UFC, e via os lutadores provenientes do Jiu Jitsu sendo dominados por wrestlers. Ele pensou em criar um sistema mais ofensivo e seguro para quem esteja jogando por baixo, então Bravo desenvolveu a guarda borracha.

eddie-bravo-rubber-guard

A posição que simboliza o 10th Planet Jiu Jitsu é a guarda borracha, ou “rubber guard”. Alguns críticos dizem que essa posição é na verdade a guarda alta, usada muitas vezes pelo grappler brasileiro Nino Schembri. A guarda borracha possui detalhes e ajustes que diferem da guarda alta. A maioria dos ataques do 10th Planet Jiu Jitsu vem da guarda borracha, esta posição exige uma enorme flexibilidade do atleta.

Eddie Bravo causa polêmica também fora do tatame

Eddie Bravo é criticado por vários representantes do Jiu Jitsu tradicional, em especial brasileiros. As críticas diferem de várias formas. O campeão mundial Rodrigo Comprido diz que Eddie é um ótimo marqueteiro, mas não inventou nenhuma nova posição, apenas mudou a denominação dos golpes. Outra acusação comum é que Eddie teria se beneficiado e difamado a família Gracie. Mas nos livros de Eddie, ele dedica seu sucesso e gloria aos Gracies, família que apresentou o Jiu Jitsu ao mundo.

eddie-bravo-polemica

Eddie Bravo é um dos maiores defensores da maconha nos EUA. Inclusive no seu livro, ele credita a criatividade de seus golpes ao uso da erva. A maconha medicinal é legalizada na Califórnia e em outros estados americanos. Mesmo assim, essa posição causa polêmica. Muitos praticantes do Jiu Jitsu acham um absurdo uma pessoa que é exemplo para crianças e adolescentes defender publicamente uma droga.

A revanche contra Royler Gracie e o EBI

Este ano o evento americano Metamoris promoveu uma revanche entre Eddie Bravo e Royler Gracie. A luta só terminava com finalização, e não tinha pontos. O combate terminou empatado, mas Bravo claramente dominou a luta, chegando perto de finalizar Royler várias vezes. O brasileiro foi salvo pela sua elasticidade e seu atleticismo. O irmão de Royler, a lenda Royce Gracie, invadiu o vestiário depois do evento e desafiou Eddie Bravo para uma luta de MMA, enquanto o americano ainda vomitava pela fadiga da luta. Eddie já disse que não lutaria MMA com Royce, mas adoraria fazer uma luta de Jiu Jitsu.

eddie-bravo-royler-gracie

Eddie agora promove seu próprio evento. O Eddie Bravo Invitational chegou a sua segunda edição com elogios da crítica pelo dinamismo da competição. O campeonato de Jiu Jitsu sem kimono não tem pontos nem empates, apenas vale a finalização, ou uma prorrogação caso haja empate. O campeonato está se esforçando para levar o Jiu Jitsu para a TV.

eddie-bravo-invitational

Você acha Eddie Bravo um grande lutador da arte suave ou apenas um charlatão? Participe nos comentários!