conheça as diferenças entre Jiu Jitsu com e sem Kimono
Hoje em dia vários campeonatos da arte suave não exigem mais o kimono, e até proíbem qualquer pegada em pano. O crescimento do MMA alavancou os campeonatos de submission.
O Jiu Jitsu sem Kimono limita algumas finalizações, principalmente as que usam a faixa, e as lapelas. Mas algumas posições podem ser adaptadas com pegadas no corpo e outras variações.
Principais diferenças Jiu Jitsu com e sem Kimono
- Vestimentas – O Kimono não só é obrigatório nas competições de Jiu Jitsu tradicional, como também ele deve seguir medias oficiais. As lapelas e mangas devem ter um tamanho padrão para não dificultar as finalizações do oponente. No Jiu Jitsu sem Kimono, o atleta pode até lutar sem camisa, ou com uma lycra de sua preferência. A calça do Kimono é substituída normalmente por um calção de MMA, ou até uma calça de compressão.
- Estratégia e técnicas – As diferenças no Jiu Jitsu com e sem Kimono também são estratégicas. A falta de pano para efetuar a pegada faz da luta mais dinâmica, é mais difícil se manter em uma posição confortável para dar aquela respirada, ou até mesmo amarrar a luta.
- Regras – No Jiu Jitsu tradicional diversos golpes são proibidos, principalmente chaves de pé e perna. Em alguns campeonatos de submission todos os leg locks são liberados. Outra questão é a pontuação, os campeonatos sem quimono muitas vezes não autorizam o atleta a puxar guarda, ele automaticamente leva uma penalidade de queda. O estilo de campeonato que mais cresce no mundo da arte suave é o sem tempo e sem pontos. Valendo apenas a finalização do adversário.