Lutas agarradas exigem cuidados com a pele
Treinar artes marciais é extremamente saudável para sua saúde, mas exige alguns cuidados e hábitos de higiene para não ficar doente.
Dezenas de pessoas treinando juntas com contato físico formam um ambiente propício para infecções de pele. As chances de adoecer aumentam se a flora da sua pele não estiver balanceada.
Vírus, fungos ou bactérias podem estar presentes no kimono, companheiros de treino e até no tatame. Mas se tomarmos algumas precauções, seja na higiene pessoal ou na limpeza da academia, você pode prevenir a maioria da enfermidades.
Dicas e Cuidados com a Pele nas Artes Marciais
- Evite os sabonetes anti bactericidas, eles são ótimos contra as bactérias, mas podem desbalancear a flora de sua pele abrindo caminho para os fungos.
- Deixe o sabonete agir sobre a pele durante o banho algum tempo antes do enxague.
- Tenha diversos kimonos e os lave constantemente.
- Use uma esponja de banho para limpar seu corpo, não a passe com muita intensidade.
- Lave sua nuca e seu pescoço por duas vezes, são regiões extremamente propícias para infecções, pois é aonde seu adversário vai estar coma mão a maioria da vezes. A mão toca absolutamente tudo na academia.
- Só tire seu calçado na hora de entrar no tatame. Use sempre algum tipo de chinelo na academia, inclusive na hora do banho.
- Não divida equipamentos pessoais como lycras e kimonos.
- Cobre de sua academia uma limpeza depois de cada treino.
- Todos os equipamentos da academia devem ser limpos diariamente.
- Descanse bem, um corpo cansado está sempre mais aberto a doenças.