A dieta Paleo se baseia no que o homem comia na idade das cavernas. Naquela época não havia nenhuma maneira de processar ou armazenar os alimentos, a única alternativa era a caça, pesca e a extração de frutas e legumes selvagens.
A dieta Paleo normalmente tem um baixo consumo de carboidratos, o que gera critica de alguns médicos e nutricionistas. Muitos esportistas, especialmente do cross-training, estão migrando para este tipo de alimentação. Veja as vantagens e o que dizem os críticos sobre a alimentação dos nossos mais antigos antepassados. Lembre-se, sempre consulte um nutricionista antes de mudar bruscamente sua alimentação.
Dieta Paleo não permite o açúcar nos alimentos
A dieta Paleo não tem muitas regras rígidas nem horários malucos. Você deve apenas evitar alguns ipos de alimentos por completo.
Açúcar, Grãos em geral (inclusive os integrais), Alimentos Processados (inclusive carnes e legumes), Evite laticínios.
Você tem que lembrar que na época das cavernas todos os alimentos era extraídos diretamente da natureza. Então qualquer comida que passe por um processo de industrialização deve ser evitado. A ausência de agentes químicos e conservantes é uma das maiores vantagens deste tipo de alimentação.
Carnes gordurosas são liberadas na Dieta Paleo
Os alimentos que podem ser ingeridos na Paleo é muito variado. Legumes e verduras podem ser consumidos sem restrição, além de dar um boost nas suas vitaminas, é a melhor fonte de fibra possível.
Os ovos também estão liberados, só cuidado no que você vai adicionar em omeletes e ovos mexidos. Outro ponto importante é nunca usar óleos de grãos, apenas de Oliva ou coco.
Por falar nas gorduras, você deve usar apenas as naturais, evite margarinas e gorduras processadas. A velha e boa manteiga está liberada. O óleo de coco e azeite de oliva também estão liberados, mas sempre leia os rótulos para ter certeza que não houve nenhum processo industrial.
Todas as carnes in natura estão permitidas ser consumidas com gordura, fique longe de salsichas industrializadas e outros embutidos que sofreram processo químico. Todos peixes e frutos do mar podem ser consumidos livremente.
Evite excesso de leguminosas e frutas com muito açúcar natural para não ganhar peso! Sempre consulte um nutricionista antes de começar uma dieta diferente da sua habitual!
Conheça o trabalho do Dr. Eduardo Rauen:
https://www.facebook.com/institutorauen/
https://www.instagram.com/institutorauen/