Compressa de água quente ou gelo?
Hoje o Venum Blog vai dar algumas dicas na hora de curar uma dor leve, batida ou pequena lesão de treino. Lembrando, qualquer lesão grave, trauma ou dor intensa e interrupta, você deve consultar um médico.
Quem treina forte já sabe, pequenas lesões, batidas e dores; fazem parte do cotidiano. Agora vamos tirar essa dúvida que assombra a cabeça de diversos atletas amadores e profissionais.
Preste atenção nos tópicos, porque as ações causam efeitos totalmente diferentes no corpo. E o uso errôneo da compressa, ou gelo, pode até piorar seu caso.
Quando usar Gelo
– O gelo deve ser usado em casos de inflamação.
– Alguns sintomas que mostram inflamação: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da amplitude de movimento ou força.
– O gelo vai ajudar a diminuir seu inchaço, controlar a dor, e evitar que a lesão se alastre.
– Quanto antes for aplicado o gelo, melhor.
– Sempre use um pano para proteger sua pele de queimaduras. O tempo de cada aplicação de gelo deve ser em torno de 20 minutos.
– Espere no mínimo 2 horas para a próxima aplicação.
Quando usar compressa quente
– A água quente vai relaxar seus músculos.
– É indicada para aliviar tensões musculares esporádicas.
– EM caso de dor intensa, depois de passar o efeito da compressa, deve se procurar um médico. A compressa não cura tensões crônicas.
– Nunca use bolsa de água quente logo após uma lesão, ou se ainda houver sinais de inflamação. Isso pode piorar seu caso.
– A temperatura deve estar bem quente, mas não ao ponto de machucar ou queimar sua pele.
– Caso não tenha uma bolsa de água quente em casa, você pode usar duas meias velhas, encher com arroz, e as esquentar no micro-ondas. Cuidado com a temperatura.
O tempo de suar a compressa quente é até a mesma esfriar e perder o efeito.