Lesões e torções no calcanhar costumam ser recorrentes nos esportes de combate, e muitas vezes este trauma persegue o atleta por muito tempo.
Instabilidade Crônica
A instabilidade crônica do tornozelo nada mais é que uma cessão recorrente do lado externo do tornozelo. O problema normalmente se agrava após entorses de tornozelo repetidas. Isto pode acabar acontecendo em treinos intensos ou até mesmo ao caminhar, e dependendo da gravidade, fazendo tarefas simples do dia a dia.
Sintomas
Atletas com instabilidade crônica do tornozelo costumam apresentar os seguintes sintomas:
– Dor ou sensibilidade na região.
– Desconforto e inchaços crônicos persistentes.
– Torções contínuas do tornozelo, normalmente quando caminhando ou correndo em superfícies irregulares ou durante o treino.
– Sensação de instabilidade e vacilação no tornozelo.
O que pode estar causando este problema no seu tornozelo?
Esta condição normalmente se desenvolve após uma entorse do tornozelo que não foi curada ou reabilitada adequadamente.
Quando você sofre uma torsão do tornozelo, seus tecidos conjuntivos, também conhecidos como ligamentos, são esticados ou rompidos, e seu equilíbrio acaba afetado.
É necessário fortalecer os músculos ao redor do tornozelo e curar os tecidos dentro do tornozelo que afetam o equilíbrio para uma reabilitação perfeita. Caso não complete estas etapas com paciência, você terá entorses de tornozelo repetidas.
Estas torções repetidas acabam causando instabilidade crônica do tornozelo. Cada nova entorse acaba lesando e enfraquecendo ainda mais seus ligamentos, resultando em instabilidade crônica e na chance de desenvolvimento de problemas adicionais na região.
Diagnóstico
Provavelmente seu ortopedista vai perguntar sobre quaisquer lesões anteriores que teve no tornozelo. O segundo passo será examinar seu tornozelo para verificar se há áreas sensíveis, sinais de inchaço e instabilidade do tornozelo.
O diagnóstico final só sai com raios-X ou outros exames de imagem, só assim ele terá dados úteis para uma avaliação mais aprofundada do tornozelo.
Tratamentos sem intervenção cirúrgica
O tratamento para a instabilidade crônica do tornozelo diferencia para cada pessoa. Tudo depende da condição da lesão e do nível de atividade do paciente. Veja algumas soluções sem intervenção cirúrgica:
Fisioterapia: A fisioterapia vai ajudar você a fortalecer o tornozelo, afiar seu equilíbrio e aumentar sua amplitude de movimento, além de reeducar seus músculos para voltar ao treino. Assim que sua lesão for regredindo, seu fisioterapeuta pode indicar exercícios específicos para o esporte que pratica.
Prevenção: Tornozeleiras e outros suportes podem ajudar a manter seu tornozelo estável durante os treinos e competições. Um dispositivo médico chamado órtese também ajuda a prevenir entorses de tornozelo adicionais.
Medicamentos: Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno, podem ser prescritos pelo seu médico para reduzir a dor e a inflamação. Mas não faça disso a única solução, você sempre deve fazer a reabilitação completa.
Casos que precisam de intervenção cirúrgica
Alguns casos serão resolvidos apenas com intervenção cirúrgica, principalmente se as ações não cirúrgicas falharem e o grau de instabilidade é bastante elevado.
O cirurgião vai escolher o método cirúrgico ideal para cada atleta, mas normalmente o procedimento se baseia em reparo ou reconstrução dos ligamentos danificados. A recuperação sofre variações do procedimento ou procedimentos executados, e também da gravidade da lesão e seu nível de atividade.
Dicas para evitar lesões no Tornozelo
Você pode evitar este mal com algumas dicas dos especialistas:
– Use o calçado indicado para sua atividade física e invista em equipamentos de qualidade.
– Fortaleça os músculos da perna, do pé, do quadril e do core.
– Mantenha a flexão dorsal completa do tornozelo
– Faça exercícios que melhorem sua estabilidade e equilíbrio
– Use o dedão do pé na sua pisada.
Agora é só cuidar desta parte do corpo e ficar longe de lesões! Qualquer dúvida não deixe de comentar.
Fontes: Foot Health Facts, Lifes’s Work Physical Therapy, Barrington Orthopedic Specialists, Penn Medicine e Urgently Ortho.