Willie Pep inovou a Nobre Arte

Pep, nascido Guglielmo Papaleo, foi um dos lutadores mais a frente do seu tempo na história do boxe. E também é considerado um dos principais nomes da escola ítalo-americana de boxe, responsável por revelar nomes como Rocky Marciano e Jake De La Mota.

Willie nasceu na década de 20, no estado americano de Connecticut. O atleta era filho de imigrantes da Sicília, e cresceu em uma vizinha pobre e violenta. O boxe foi a maneira que Pep encontrou para fugir das surras dos garotos mais velhos. Franzino, ele era atacado constantemente no caminho da escola.

willie-pep-gloves

Willie Pep largou o colégio aos 16 anos para entregar jornais e engraxar sapatos. Foi ai que ele começou a mostrar empenho no boxe amador, ganhando todos os títulos possíveis em seu estado. O cartel de Pep como amador tem 48 vitórias, e apenas 3 derrotas.

Willie Pep virou profissional aos 19 anos

willie-pep

Com apenas 19 anos, Pepe já ganhava a vida lutando. O atleta ficou 3 anos invicto no começo de sua carreira profissional, e na época foi o lutador mais jovem a ser campeão mundial, recorde que demorou outras três décadas para cair.

Willie Pep conseguiu 56 nocautes na carreira, sempre usando de seus contra ataques fulminantes. Em 1990 Willie foi indicado ao Hall da Fama do Boxe, ele foi considerado o melhor peso pena da história do boxe!

willie-pep-boxer

Seu carte profissional foi de 229 vitórias, 11 derrotas e apenas um empate.  O final de sua carreira foi marcado por derrotas e lutas arranjadas.

Willie ainda trabalhou como fiscal e juiz para a federação americana de boxe. Mas, assim como outros lutadores de boxe, acabou sofrendo de Demência pugilística, o que ocasionou sua morte.