Barkley Marathons, a corrida de aventura mais sinistra do mundo
A Barkley é a corrida de aventura mais difícil de se completar no mundo, pouquíssimos de seus participantes conseguiram terminar a prova ao longo dos anos.
A prova é inspirada na fuga de James Earl Ray, um dos criminosos mais odiados nos Estados Unidos. Earl foi o assassino do pastor protestante e ativista político Martin Luther King Jr.
Earl, assim como diversos dos participantes na atualidade, teve pouca sorte nas montanhas do Tennessee. Ele foi capturado morrendo de fome apenas dois dias após sua fuga!
Mesmo gerando controvérsia, o fundador da prova diz que o evento é uma crítica ao criminal, e em nenhum momento exalta seu feito.
Completar a Barkley Marathons requer 160 km em terreno brutal
A Barkley Marathons acontece anualmente desde 1986, e apenas 17 pessoas completaram a prova até hoje! A corrida é extremamente longa, são 161 km em terreno hostil. Se não bastasse a duração demasiada, o trajeto é confuso e cheio de checkpoints escondidos. Achar a trilha correta é tão importante quanto aguentar as adversidades da prova.
A corrida tem o limite de 60 horas, e apenas 40 dos milhares de inscritos são chamados para competir. Toda vez que um competidor completa a prova, o trajeto é mudado completamente. O trajeto consiste em diversas voltas, cada uma diferente da outra! Os participantes ficam acampados por alguns dias até a prova se iniciar, o horário da largada também é surpresa, e normalmente acontece durante a madrugada.
Brett Maune mantem o rerde da prova até hoje, e completou em dois anos o trajeto. O atleta com mais provas completadas é Jared Campbell, 3 ao total.
A prova foi explorada no documentário The Barkley Marathons: The Race That Eats Its Young, lançado em 2014! Assista aqui no NETFLIX!